Rawr! O Zuckassauro é o novo mascote de privacidade do Facebook

Por Redação | 24.05.2014 às 19:31

O Facebook finalmente ganhou um mascote – e bem amistoso, até. Seu nome é Zuckassaurus, ou Zuckassauro, se preferir.

É, é um dinossauro azul. Na última quinta-feira, o Facebook colocou no ar uma forma de alertar seus usuários sobre suas definições de privacidade. O dinossauro diz: "Sorry to interrupt. You haven't changed who can see your posts lately", ou em português, "Desculpe interromper. Faz um tempo que você não altera quem pode ver suas publicações. A mensagem, no entanto, só aparece para usuários dos EUA no momento.

Zuckassaurus

O Facebook criou um mascote para tratar de um de seus assuntos mais controversos e polêmicos: a privacidade. O mascote já virou alvo de piadas entre usuários, que associam a mítica criatura com o mito que é a privacidade no Facebook.

Seja como for, a rede social entrou na onda do Twitter e da Microsoft na criação de um mascote para representar seu produto. No caso da Microsoft, o Clippy, que era uma espécie de auxiliar no pacote Office, acabou por ser um elemento bastante irritante, e virou piada entre os usuários. Tanto é que o mascote não é utilizado já há alguns anos.

O Twitter introduziu a famosa baleia feliz que dava as caras na página inicial quando a rede social estava sobrecarregada – o que causava certo constrangimento, já que uma figura sorridente não é a melhor opção a ser exibida na tela do usuário quando tudo dá errado.

Segundo informações do The New York Times, o Facebook testou diversos mascotes antes de chegar à conclusão de que a melhor escolha seria o dinossauro azul. A empresa teria testado balões de fala ao estilo de histórias em quadrinhos e um robô, mas no fim quem venceu foi o dinossauro.

"A equipe tentou vários personagens, mas o dinossauro era o que parecia a melhor e mais amigável escolha," diz Raylene Yung, membro da equipe de privacidade do Facebook. "Assim que testamos, os resultados foram excelentes, e demos as boas vindas ao dinossauro, que agora faz parte da equipe do Facebook."

Só o tempo irá dizer se o Zuckassauro será mais um mascote fracassado e acabará caindo no esquecimento dos usuários, ou se irá se tornar cada vez mais frequente no Facebook. Comente o que acha dele!