Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quer saber se choveu na Cantareira? Um site responde isso para você

Por| 27 de Março de 2015 às 07h55

Link copiado!

Quer saber se choveu na Cantareira? Um site responde isso para você
Quer saber se choveu na Cantareira? Um site responde isso para você

Desconhecido de boa parte da população até pouco tempo atrás, o Sistema Cantareira ganhou as manchetes dos principais jornais do Brasil após o início de uma das mais graves crises hídricas enfrentadas pelo estado de São Paulo. Destinado à captação e ao tratamento da água para a região da capital paulista, ele conta ao todo com seis represas e é classificado como um dos maiores do mundo.

A seca causa inúmeros transtornos à vida cotidiana das pessoas e, então, a falta d'água se tornou assunto corriqueiro no dia a dia da população. Assim, hoje é comum que muitos se perguntem: choveu na Cantareira? Pensando em facilitar a resposta a tal questionamento, o publicitário Mauro Mandil criou o site Choveu na Cantareira?.

Em parceria com o designer Felipe Drummond, Mandi colocou a página no ar e a alimenta constantemente com as informações que colhe da imprensa. O sistema de atualização é “mecânico” e informa seus visitantes de forma bem direta: sim ou não.

Continua após a publicidade

E qual o nível do Sistema Cantareira?

Para aumentar a quantidade de informações, outro projeto tocado pelo publicitário é o Tem Água na Cantareira?, um site que serve para informar à população sobre o nível atual do reservatório. Criado por Mandi em conjunto com Vinicius Cilino e Matheus Murbach, a página traz um dado numérico em forma de porcentagem e também uma frase para ilustrar melhor a situação.

“Encheu. Mas pra sair do volume morto, ainda tem muita água pra cair.”, informa o site.

Continua após a publicidade

Além de trazer dados, o Tem Água na Cantareira? também indica outras páginas que trazem mais informações sobre a crise hídrica, como o Boletim da Falta D'Água em SP, mantido pela ativista Camila Pavanelli.

Outros dados

Para quem também quer se manter informado sobre o nível em que operam outros sistemas de abastecimento da região de São Paulo, há o site Nossa Água São Paulo.

Continua após a publicidade

Desenvolvido por Matheus Murbach, a página reúne dados fornecidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre os sistemas Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande e Rio Claro.