Projeto da IBM transforma baterias velhas de notebooks em energia elétrica

Por Redação | 09 de Dezembro de 2014 às 11h30

As baterias de notebooks antigos ou descartados poderão ter uma utilização bem mais interessante do que simplesmente irem para o lixo. É que a IBM está trabalhando em um projeto que usa baterias antigas de íons de lítio para fornecer energia a lâmpadas LED e até mesmo eletroeletrônicos de baixo consumo, como ventiladores e até celulares.

Batizada de Urjar, a invenção reaproveita baterias velhas e as combinam ao circuito de rede elétrica. Ao Engadget, a IBM afirmou que cerca de 70% de todas as baterias descartadas podem fornecer pelo menos quatro horas de energia para lâmpadas LED todos os dias por um ano. Isso é o suficiente para fornecer segurança e energia elétrica para casas em áreas com pouca ou nenhuma eletricidade confiável. A ideia pode ter outras aplicações, como manter um negócio de rua aberto mesmo à noite.

Ainda que o UrJar necessite de alguns detalhes e refinamento para ficar pronto, a IBM já anunciou que este não será um produto comercial e que, portanto, não será encontrado a venda em lojas. O propósito da empresa é fornecer gratuitamente vários dispositivos aos países cuja "pobreza energética" fere a qualidade de vida e as chances de um futuro melhor aos moradores.

O projeto, além de auxiliar residentes de locais com problemas energéticos, ajudará o planeta na diminuição do lixo eletrônico, que tem sido um problema crescente em todo o mundo.

Fonte: http://www.engadget.com/2014/12/09/ibm-urjar-battery/?ncid=rss_truncated

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.