Programa poderá definir se motorista está bêbado e o impedir de dirigir

Por Redação | 05 de Dezembro de 2014 às 09h03
photo_camera Foto: Divulgação

Na tentativa de evitar acidentes de trânsito causados por pessoas que bebem antes de dirigir, pesquisadores alemães estão desenvolvendo uma medida um tanto quanto radical, mas eficiente. Imagine entrar no carro e ele não ligar de jeito nenhum? É isso o que acontece com o Alcohol Language Corpus, o ALC.

Como explica o pessoal do Popular Science, o programa utiliza sensores para capturar a voz do motorista e definir se ele está sóbrio ou não. Se perceber que o tom de voz do condutor está alterada ou que ele não consegue pronunciar as palavras direito, o programa o impedirá de dirigir.

Para que isso seja possível, os pesquisadores da Universidade Ludwig Maximilian e o Instituto de Medicina Legal de Munich criaram uma base de dados com áudios de 162 homens e mulheres que aceitaram ficar bêbados e conversar bastante para a realização dos testes.

A tecnologia ainda está sendo desenvolvida e testada e não há previsão de quando ou se vai estar disponível ao público. Antes de tudo, o ALC ainda precisa implementar a base de dados com outros idiomas para que não haja falhas em seu funcionamento.

Enquanto o projeto ainda não é colocado em prática, uma das únicas coisas que a tecnologia pode prevenir o usuário de fazer é bloquear as redes sociais e a agenda de contatos enquanto ele estiver bêbado.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.