Pesquisa mostra que gamers são melhores cirurgiões virtuais que residentes

Por Redação | 20 de Novembro de 2012 às 18h39

Boa notícia para quem acredita nos benefícios de uma boa jogatina! Gamers foram considerados melhores cirurgiões virtuais que os próprios residentes em medicina. A pesquisa foi feita na Universidade do Texas e comprova que os jogos eletrônicos são excelentes para desenvolver certas habilidades. A equipe que conduziu a pesquisa ofereceu aos jogadores algumas ferramentas de cirurgia e avaliaram suas habilidades juntamente às de residentes. E a equipe vencedora foi a dos gamers. Saiu na PopSci.

O estudo utilizou máquinas que simulavam alguns procedimentos médicos, como sutura, passagem de agulhas em tecidos, dentre outros. A competência dos participantes foi avaliada de acordo com alguns quesitos, como quantidade de tensão (força) colocada nos instrumentos, coordenação motora e coordenação ocular.

Além do grupo dos gamers ter se saído levemente melhor que o dos residentes, houve um achado interessante: este grupo era composto de estudantes de segundo grau, bem como universitários. E os colegiais apresentaram melhores resultados que os colegas mais velhos.

Antes de imaginarmos estes adolescentes em jalecos e capotes cirúrgicos, vale lembrar que a pesquisa também realizou testes comparativos nos participantes. Eles foram submetidos a algumas simulações sem ajuda robótica, que exigiam algumas necessidades cognitivas bem diferentes para completar as tarefas propostas. Desta vez, os residentes marcaram mais pontos.

Talvez isso não se aplique à atual geração de cirurgiões, mas os resultados sugerem que ter um histórico gamer auxiliaria os futuros cirurgiões a terem melhor coordenação e precisão em seus movimentos. Segundo os pesquisadores, o relatório da pesquisa mostra como as instituições de ensino em medicina deveriam moldar seus alunos para formar brilhantes cirurgiões.

Conclusão do estudo: quando sua mãe, namorada(o) ou esposa(o) disser para largar o controle, é bom lembrá-la que você pode ser um excelente cirurgião graças às habilidades adquiridas com o videogame. E se o estudo foi comprovado cientificamente, o argumento é forte o bastante para convencer muita gente.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.