Pela foto do perfil do Facebook, estudo diz origem cultural da pessoa

Por Ultra Downloads | 19.06.2012 às 18:50

Faça o login no Facebook e dê uma analisada na sua foto. A imagem é um zoom da sua face ou mostra todo o ambiente ao seu redor?

Um estudo do International Journal of Psychology aponta que as fotos que as pessoas utilizam no Facebook identificam o ambiente cultural do indivíduo, além do universo em que ele está inserido. Fotos que mostram o rosto em "close" são características do mundo ocidental. Norte-americanos tendem a sorrir bastante, enquanto asiáticos são mais contidos em suas expressões.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram 200 perfis no Facebook de estudantes da universidade de Illinois, nos EUA, e da Universidade de Taiwan. Em ambos os grupos, haviam estudantes do mundo oriental e também do ocidental. Depois, eles pesquisaram outros 300 perfis de estudantes de 3 universidades americanas e 3 universidades asiáticas.

"Estas não são escolhas conscientes", afirma a professora Denise Park, responsável pelo estudo, no release de imprensa que divulgou a pesquisa.. "Acreditamos que as fotos refletem o ambiente mais individualista e independente do mundo ocidental, e mais integrado à sociedade e à comunidade do mundo asiático. É a lente pela qual cada uma dessas sociedades vê o mundo", completa.

O que a sua foto diz sobre o seu background cultural? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite para pesquisar e ver se essa teoria faz sentido com os seus amigos!