Pela foto do perfil do Facebook, estudo diz origem cultural da pessoa

Por Ultradownloads | 19 de Junho de 2012 às 18h50

Faça o login no Facebook e dê uma analisada na sua foto. A imagem é um zoom da sua face ou mostra todo o ambiente ao seu redor?

Um estudo do International Journal of Psychology aponta que as fotos que as pessoas utilizam no Facebook identificam o ambiente cultural do indivíduo, além do universo em que ele está inserido. Fotos que mostram o rosto em "close" são características do mundo ocidental. Norte-americanos tendem a sorrir bastante, enquanto asiáticos são mais contidos em suas expressões.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram 200 perfis no Facebook de estudantes da universidade de Illinois, nos EUA, e da Universidade de Taiwan. Em ambos os grupos, haviam estudantes do mundo oriental e também do ocidental. Depois, eles pesquisaram outros 300 perfis de estudantes de 3 universidades americanas e 3 universidades asiáticas.

"Estas não são escolhas conscientes", afirma a professora Denise Park, responsável pelo estudo, no release de imprensa que divulgou a pesquisa.. "Acreditamos que as fotos refletem o ambiente mais individualista e independente do mundo ocidental, e mais integrado à sociedade e à comunidade do mundo asiático. É a lente pela qual cada uma dessas sociedades vê o mundo", completa.

O que a sua foto diz sobre o seu background cultural? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveite para pesquisar e ver se essa teoria faz sentido com os seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.