Pegou fogo? Apague com barulho. Entenda como!

Por Redação | 16 de Julho de 2012 às 17h40

A Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos, a DARPA, é bem conhecida por seus avanços científicos nada convencionais, que partem de foguetes hipersônicos sem nome, passam por próteses biônicas de membros e chegam a aviões teleguiados do tamanho de insetos.

O avanço mais recente da DARPA é um interessante aparelho capaz de apagar fogo utilizando nada além de barulho. Com a ajuda de dois alto-falantes de cada lado de uma chama causada por combustível líquido, um campo acústico foi emitido e conseguiu envolver o fogo.

"O som aumenta a velocidade do ar, que diminui a área da chama onde ocorre a combustão, conhecida como barreira da chama". Isso torna a chama mais fraca e bem mais fácil de apagar. Imagine só o volume de som necessário para conseguir apagar o fogo? Ao contrário do que pensamos, o barulho nem é tão alto.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

A DARPA começou a testar o invento em 2008, atestando que, apesar de existirem muitos estudos nesta área, nenhum método de eliminação ou manipulação do fogo foi proposto nos últimos 50 anos. O próximo passo da agência é reproduzir um aparelho capaz de apagar um verdadeiro incêndio, em proporções muito maiores.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.