Para IBM, máquinas terão olfato, tato, visão, audição e paladar em 5 anos

Por Redação | 18 de Dezembro de 2012 às 14h30

O tempo e os anos têm passado mais rápido diante dos nossos olhos, e quando falamos de tecnologia essa velocidade pode ser ainda maior. Você consegue imaginar quais serão os recursos tecnológicos que transformarão o mundo e a sociedade nos próximos cinco anos?

A IBM criou uma lista com as cinco tendências para o futuro e de que forma elas poderão tornar nossas vidas mais simples. Confira abaixo uma lista com as cinco tecnologias revolucionárias para os próximos anos:

1. Toque: Você será capaz de tocar através do seu telefone

Você considera a capacidade de controlar seu smartphone e tablet com um simples toque de seus dedos algo inovador e incrível? Pois prepare-se para os próximos anos. Segundo a IBM, os usuários serão capazes de ter a sensação do toque real sobre produtos, tecidos e até pele a partir da tela do seu smartphone graças a tecnologias de infravermelho e tátil.

A empresa acredita que a solução poderá ajudar os usuários na hora de suas compras virtuais, podendo, por exemplo, tocar o tecido de uma roupa através de sua página na internet.

2. Visão: Um pixel irá valer mais do que mil palavras

Os sistemas de reconhecimento são, atualmente, capazes de reconhecer um rosto em uma multidão. A IBM acredita que, no futuro, o computador também será dotado de um poder de visão e será capaz de salvar vidas. "Nas indústrias tão diversas como saúde, varejo e agricultura, um sistema poderia coletar e detectar anomalias específicas para uma tarefa - tais como a identificação de manchas sobre um tecido doente em uma ressonância magnética e a sua aplicação ao histórico do paciente para um diagnóstico mais rápido, preciso e eficiente", explica a empresa.

3. Audição: Computadores irão ouvir o que realmente importa

O barulho que uma árvore emite antes de cair ou os efeitos sonoros que indicam um problema no carro não são tão fáceis de serem captados pelo ouvido humano e isso pode mudar com a tecnologia. A empresa acredita que em um futuro próximo a introdução de sensores que captam padrões de som e mudanças de frequência poderão ajudar a prevenir acidentes.

A IBM ainda acredita que a aplicação correta de audição e reconhecimento de voz a uma máquina permitirá a comunicação entre pessoas de línguas e culturas diferentes.

4. Paladar: Paladar digital irá ajudar você a comer de forma mais inteligente

Este pode ser um dos recursos que surtam menos efeito na sociedade. A companhia acredita que com o auxílio de alguns algoritmos os computadores serão capazes de calcular a melhor refeição com base nas necessidades nutritivas e nas preferências alimentares de cada pessoa.

5. Olfato: Computadores serão capazes de sentir odores

A IBM acredita que nos próximos cinco anos os dispositivos eletrônicos serão equipados com sensores de cheiro e serão capazes de distinguir um simples perfume e até mesmo moléculas presentes no ar que podem ser prejudiciais à saúde humana. Combinando os sensores com outros sistemas, os pesquisadores seriam capazes de estudar as condições de higiene e saúde de uma determinada região, e quem sabe, propor melhorias - tudo isso muito antes de o olfato humano conseguir identificar o problema.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.