Os oito maiores (ou não tão grandes) mistérios da Terra

Por Redação | 13.05.2014 às 10:28
photo_camera Divulgação

A Terra é um planeta incrível. Se você precisa de motivos para acreditar nisso, se o ambiente ao seu redor não é o bastante para convencê-lo, então veja as oito curiosidades que o pessoal do Live Science preparou.

8. Planeta Água

Os cientistas tem a concepção de que quando a Terra surgiu, há 4,5 bilhões de anos, ela era uma rocha arredondada. Se isso está correto, de onde veio toda a água que temos hoje?

Há cerca de 4 bilhões anos houve um período conhecido como o Intenso Bombardeio Tardio. Esse período tem esse nome porque um imenso número de asteróides literalmente bombardeou o nosso sistema solar, causando as crateras que podem ser observadas na lua e espalhando cristais de gelo sobre a Terra. Com isso, o aumento da temperatura e erupções de gases como hidrogênio, vindos da crosta terrestre, que mais tarde viria a se tornar chuva, deram origem aos oceanos primitivos nas partes mais baixas do planeta. A partir de então, a água em seu estado líquido teria começado a surgir sobre a Terra.

Planeta água

7. Viagem ao centro da Terra: o núcleo

O núcleo da Terra fascina tanto cientistas como escritores, tendo originado obras famosas como o livro e filme homônimos "Viagem ao Centro da Terra", que sugere que a Terra seja oca (teoria ainda acreditada por muitas pessoas).

O núcleo parecia uma questão simples de resolver nos anos 1940. Os cientistas acreditavam que o níquel e o ferro eram elementos presentes no núcleo, já que eram, de certa forma, ausentes na crosta terrestre. Mas, em 1950, através de medições gravitacionais, foi descoberto que o núcleo era muito leve para carregar esses elementos.

Ainda hoje, os cientistas trabalham em suposições de quais elementos contribuem para o déficit de densidade abaixo dos nossos pés. Esse trabalho, no entanto, é dificultado devido às inversões periódicas dos polos magnéticos.

Earth's core

6. De onde veio a Lua?

Não há consenso sobre como a Lua surgiu. Há pessoas que acreditam que a Terra tenha colidido com um proto-planeta do tamanho de Marte, outras já acreditam que a Lua surgiu da Terra, já que suas composições rochosas são quase idênticas. Outro modelo ainda sugere que uma jovem Terra girando muito rápido poderia arremessar uma rocha derretida durante o impacto, criando assim uma Lua com a composição terrestre.

Lua

5. Vida

É bastante complicado e difícil dizer com exatidão de onde a vida surgiu de fato. Apesar disso, há inúmeras teorias sobre seu surgimento, tais como a geração espontânea (abiogênese), que foi derrubada por Pasteur, a panspermia cósmica, a hipótese autotrófica, a hipótese heterotrófica, dentre outras.

Life

4. Oxigênio: desperdício de uns, aproveitamento de outros

Se não fosse pelas cianobactérias não estaríamos aqui hoje. Esses pequenos seres foram responsáveis por espalhar oxigênio pela Terra através da fotossíntese. Os cientistas consideram que a Terra tinha pouquíssimo ou nenhum oxigênio há bilhões de anos, até que as cianobactérias se tornaram os principais produtores do gás da biosfera, atuando majoritariamente ainda hoje nos oceanos.

Oxygen

3. E de repente: "nova" vida

Há 4 bilhões de anos, animais com cérebros, vasos sanguíneos, olhos e corações começaram a surgir, numa evolução mais rápida do que qualquer outra era planetária conhecida hoje. Como isso aconteceu?

As apostas são no enorme salto dos níveis de oxigênio terrestres. Mas outros fatores como a evolução por necessidade de sobrevivência podem ajudar a explicar o surgimento desses seres.

Vida complexa

2. Debaixo dos nossos pés

Um dos maiores mistérios que existem até hoje: como as placas tectônicas começaram a se formar e acelerar? A maior parte do material que poderia ser usado como prova foi destruído com o tempo, porém alguns pequenos fragmentos chamados de zircônios ajudaram os cientistas a descobrirem que há 4,4 bilhões de anos já haviam placas tectônicas.

De qualquer forma, as evidências causam controvérsia e fazem os cientistas se perguntarem até hoje como as placas realmente começaram a "funcionar".

Placas tectônicas

1. Tremores

Será que um dia poderemos prever terremotos? Modelos estatísticos nos ajudam a prever tremores, porém geralmente quando tudo já está pra acontecer.

A resposta pode estar longe de ser descoberta, mas até mesmo alguns animais possuem uma espécie de sexto sentido que os ajuda a sentir catástrofes naturais com antecedência. Um dia talvez possamos aprender a utilizar isso a nosso favor.

Terremoto