Oi?! Hotel cobra multa de casal por ter feito crítica negativa no TripAdvisor

Por Redação | 20 de Novembro de 2014 às 14h25

Os britânicos Tony e Jan Jenkinson tiveram uma surpresa ao pagar a conta de um hotel em que estavam hospedados no Reino Unido. O estabelecimento cobrou US$ 156 a mais do casal por ter violado os termos de serviço. Nele, está estabelecido que os clientes não podem deixar comentários ruins na internet sobre o local. O casal Jenkinson foi multado pelo hotel após ter deixado comentários no site Trip Advisor caracterizando o Blackpool Hotel como “imundo, um casebre sujo, podre e fedorento”.

No documento de termos de serviço do hotel estava a seguinte descrição, segundo a BBC:

“Apesar do fato de que os clientes recorrentes e casais amam nosso hotel, seus amigos e família podem não gostar. Para cada crítica negativa em qualquer site, será cobrado do grupo responsável um máximo de £ 100 (cerca de US$ 156) por review”.

Em uma entrevista de Tony Jenkinson à BBC, ele se disse impressionado com o que ocorreu. “Aborrecido não é forte o suficiente para expressar como eu me sinto sobre isso. O que aconteceu com a liberdade de expressão?”, questionou ele. Tony publicou a crítica no Trip Advisor em agosto.

O mais surpreendente talvez seja o fato de que não é a primeira vez que um hotel cobra este tipo de multa dos clientes que reclamam dos serviços na internet. Em agosto deste ano, o Union Street Guest House, em Hudson, Nova York incluiu nos termos de políticas de reservas para eventos no local que se um cliente requisitasse os serviços e algum dos convidados fizesse comentários negativos sobre o local na internet, o responsável iria receber uma multa de US$ 500. O Hotel, no entanto, desistiu da mudança na política após a repercussão na internet.

O mesmo aconteceu com o hotel britânico. Sua administração mudou os termos de serviço após a divulgação do caso, e as autoridades locais questionaram a multa aplicada ao casal. Gillian Campbell, um político local, falou sobre a mudança. “Nossa equipe de normas comerciais tornou-se ciente desse problema na semana passada. Como resultado, temos falado com o proprietário do hotel e pedimos a remoção da política, o que já aconteceu”, afirmou ele.

Fonte: http://www.bbc.com/news/technology-30100973

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