O que os motores de busca realmente pensam sobre seus concorrentes?

Por Redação | 02.07.2013 às 15:59

O que será que o Google pensa sobre seus concorrentes? Descobrir a resposta para essa pergunta pode ser mais fácil do que você imagina. A função "autocompletar" dos motores de busca é capaz de nos dar alguns indícios bem interessantes sobre o que um pensa sobre o outro.

Esse recurso que sugere aos usuários termos e frases que ele supostamente deseja pesquisar sempre rende boas risadas, principalmente quando os algoritmos parecem trollar propositalmente o assunto pesquisado. O pessoal do Gizmodo separou alguns complementos de frase sugeridos pelos buscadores mais conhecidos na web.

O Yahoo!, por exemplo, logo sugere que os servidores do Google caíram quando um usuário tenta pesquisar a respeito do gigante da web em seu motor. Será que é a maneira da empresa de Marissa Mayer admitir a soberania da companhia de Mountain View? Ou será que realmente as pessoas só optam pelo buscador quando o Google está fora do ar?

Autocomplete motores de busca

Já quando alguém recorre ao Yahoo! para saber sobre o Bing, ele logo sugere que a pessoa pode achar o concorrente engraçado, ou, em segundo lugar, que ele está fora do ar. Mas uma das sugestões de pesquisa mais engraçadas (e maldosas) é "Bing é...estúpido".

Autocomplete motores de busca

Por outro lado, o Bing é um pouco mais amigável com o Yahoo!, já que o motor de pesquisa da Microsoft sugere o complemento "Yahoo é...a minha página inicial".

Autocomplete motores de busca

Depois de ver a primeira sugestão do Bing, não é preciso pensar muito para imaginar que a maioria das pessoas realmente só opta por realizar pesquisas quando o Google está fora do ar.

Autocomplete motores de busca

Porém, a primeira sugestão do recurso autocompletar do Google para pesquisas sobre o Yahoo! também fala a respeito da possibilidade de os servidores da empresa de Marissa estarem fora do ar.

Autocomplete motores de busca

Quando o usuário digita 'bing is...' (bing é...) em inglês, logo o Google sugere o complemento 'melhor que Google'. Irônico?

Autocomplete motores de busca