Conhece o primeiro controle remoto do mundo? Ele é bem diferente dos atuais

Por André Fogaça | 22 de Julho de 2012 às 20h30

Olhe para o seu controle remoto todo moderno e cheio de funções. Ele nem sempre foi assim. Agradeça - postumamente - a Eugene Polley por sua criação, que não parecia nada com o que temos hoje.

Controle Remoto

O primeiro controle remoto do mundo foi apresentado em 1955, muito tempo antes de qualquer controle universal ou aplicativo para smartphones que conseguem controlar sua Smart TV. A invenção de Eugene se chamava Flash-Matic.

Na época, o controle funcionava com um "Feixe de luz mágico" que deveria ser mirado em quatro pontos distintos do aparelho de TV. Estes pontos, equipados com sensores óticos, regulavam o volume, canal e até desligavam o televisor sem que o telespectador tivesse de levantar do conforto do sofá. Desde então engordamos muito...

Ao contrário da centena de botões que você tem no seu controle, o de antigamente tinha apenas um (para acender a lâmpada mágica) e mais parecia uma arma laser de um filme de ficção dos anos 60. Com estas cores, ainda apostaria na arma de um futuro pós-apocalíptico steampunk. E você, o que achou dele?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.