Nigéria vai adotar carteira de identidade com cartão de débito incorporado

Por Redação | 16.05.2013 às 13:16

Na última semana, durante o Fórum Econômico Mundial sobre a África, o governo da Nigéria e a Mastercard anunciaram uma novidade diferente: a adoção de carteiras de identidade associadas a cartões de débito.

De acordo com o comunicado oficial da empresa norte-americana do setor de pagamentos, cerca de 13 milhões de 'National Identity Smart Cards' com bandeira da Mastercard e capacidade de efetuar pagamentos eletrônicos devem ser emitidos no país até o próximo ano.

O chamado 'Cartão Inteligente de Identidade Nacional' é a maior iniciativa de inclusão financeira já realizada no continente africano, além de ser a maior implantação de uma solução de pagamento eletrônico formal na Nigéria.

Identidade Mastercard Nigéria

Imagem: Mastercard

Na primeira fase do programa de implantação desse tipo de cartão, os nigerianos com idade igual ou superior a 16 anos, além de todos os que residem no país há mais de dois anos, vão ter a nova carteira de identidade polivalente que tem 13 tipos de aplicações, de acordo com a Mastercard. Essas aplicações incluem a tecnologia de pagamento pré-pago da empresa.

"A nova carteira de identidade vai revolucionar a paisagem econômica nigeriana, quebrar uma das barreiras mais significativas para a inclusão financeira - a prova de identidade - e, simultaneamente, proporcionar aos nigerianos uma solução de pagamento de classe mundial", disse Aigboje Aig-Imoukhuede, CEO do Access Bank da Nigéria.

Após a conclusão do processo de registro de identidade nacional, a Comissão Nacional Nigeriana de Gerenciamento de Identidade (NIMC) visa introduzir mais de 100 milhões de cartões para os 167 milhões de cidadãos nigerianos.