Mini computador Raspberry Pi vai para o espaço

Por Redação | 17.12.2014 às 10:20

Quem acompanha as notícias sobre o mercado de tecnologia já leu algumas matérias sobre os pequenos computadores Raspberry Pi. Em uma explicação breve e simples, essas máquinas são do tamanho de cartões de crédito (porém mais grossos) e têm o objetivo de serem dispositivos acessíveis principalmente para algumas áreas específicas, como a educação, por exemplo.

A novidade sobre esses pequenos computadores é o fato de que uma nova iniciativa tem um objetivo um tanto quanto ambicioso. Nomeada de Astro Pi, essa jornada consiste na parceria do pessoal da Raspberry com organizações espaciais e o astronauta Tim Peake da Agência Espacial Europeia para levar essas máquinas para o espaço.

De acordo com informações do site Geeky Gadgets, para que esses aparelhos entrem em órbita, a Astro Pi vai organizar uma competição entre estudantes do ensino primário e secundário do Reino Unido. Essa espécie de concurso, a ser divulgado em janeiro (durante a conferência BETT), vai eleger o melhor código criado para que os pequenos Raspeberry Pi sejam executados e coletem dados enquanto estiverem no espaço.

O astronauta Tim Peake ainda explica que ele pretende posicionar os computadores em questão em diferentes locais da Estação Espacial Internacional para que os seus sensores sejam usados. “Essa competição oferece uma ótima oportunidade para que crianças aprendam habilidades de programação. Vai ser divertido e útil”, finaliza o aventureiro.