LED completa hoje 50 anos de existência

Por Redação | 09 de Outubro de 2012 às 14h33

No dia 09 de outubro de 1962, Hick Holonyak Jr. acabara de demonstrar o primeiro diodo emissor de luz visível (light emitting diode, ou LED), na General Electric. Graças a este pequeno invento, Holonyak Jr. causou uma verdadeira revolução na eletrônica mundial. Hoje, praticamente todos os aparelhos eletrônicos possuem estes tipos de diodos. Saiu no Wired.

No início da década de 60, os LEDs serviam apenas para emitir luzes infravermelhas. Para que eles fossem capazes de emitir luz visível, Holonyak Jr. sugeriu utilizar uma mistura de arseneto de gálio com fosfeto de gálio, mas, inicialmente, foi desacreditado por seus colegas.

A descrença do pessoal não fez com que o invetor desistisse. Ele testou a solução e conseguiu o resultado esperado. E assim, ele inventava o LED tal como o conhecemos hoje.

Atualmente, os LEDs estão por toda parte, desde lanterninhas até televisores HDTV super modernos. E, segundo o Wired, enquanto as lâmpadas de luz incandescente brilham em todos os lugares, seus dias estão contados! Já existem regulamentações governamentais que pretendem fazer com que os LEDs substituam as lâmpadas, por serem mais baratos, econômicos e eficientes.

Acompanhe no vídeo abaixo (em inglês) uma entrevista que Holonyak concedeu à General Electric em setembro, sobre sua importante descoberta para o mundo da eletrônica:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!