Inventores da privada ecológica ganham US$ 100 mil de Bill Gates

Por Redação | 15 de Agosto de 2012 às 19h58

A instituição filantrópica de Bill Gates (ex-CEO da Microsoft) e sua esposa, Melinda, realizou um concurso que visa resolver problemas de saneamento. O prêmio para aquele que tivesse a melhor ideia de projeto para banheiros ecológicos foi de US$ 100 mil.

Os ganhadores que levaram a bolada são de uma equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Segundo informações do Seattle Times, a ideia vencedora consiste em um modelo movido a energia solar e tem a aparência dos vasos sanitários comuns.

O que acontece é que os materiais sólidos são levados para o fundo das estruturas e os líquidos são armazenados até a chegada de um nível pré-determinado. Quando isso acontece, um reator eletroquímico utiliza energia solar e realiza uma reação, que oxida o cloreto da urina e elimina os micro-organismos. A água tratada é filtrada e reutilizada na próxima vez que alguém for usar o vaso sanitário.

Mas por que banheiros? A fundação de Bill Gates visa muito o problema relacionado à contaminação pela falta de higiene em países mais pobres. Os novos banheiros são projetados principalmente para o mundo em desenvolvimento, onde a falta de encanamento, muitas vezes, faz com que vasos sanitários convencionais sejam impraticáveis.

Banheiro ecológico

Foto: Reprodução / Seattle Times

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.