Ibope indica ferramentas digitais para viver bem em São Paulo

Por Redação | 27 de Janeiro de 2014 às 14h03

Com 460 anos recém completados, São Paulo é uma cidade cheia de oportunidades e desafios. Por isso, quem vive na capital paulista precisa conhecer as melhores formas de escapar dos problemas da metrópole e, principalmente, saber aproveitar as melhores coisas que ela pode oferecer.

Em comemoração à data, o Ibope realizou um estudo para mapear as plataformas digitais que podem ajudar os paulistanos a terem uma relação melhor com a cidade. A pesquisa foi encomendada pela Casa Aberta, empresa responsável pelo site Catraca Livre. Foram entrevistados 800 paulistanos das classes A, B, C, D e E que têm acesso à internet e smartphone. A pesquisa mapeou os sites e aplicativos mais indicados pelos usuários.

Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Quais destas ferramentas digitais ajudam você a viver melhor em São Paulo?” e contavam com uma lista completa de serviços e aplicativos disponíveis para a região.

O campeão de citações foi o Google Maps, o sistema de mapas da Google que ajuda muita gente a se localizar na enorme cidade. Ele recebeu 83% das indicações. Logo atrás veio o Climatempo (previsões meteorológicas), empatado com o Poupatempo, uma ferramenta digital governamental que facilita o acesso aos serviços públicos. Ambos foram marcados por 62% dos entrevistados.

Após os três primeiros, a diferença na porcentagem de indicações foi maior: Ingresso.com (34%), Groupon (30%), Peixe Urbano (28%), Apontador (26%), Restaurante Web (20%), Onde Está Meu Ônibus? (16%), Waze (16%), Easy Taxi (15%), Foursquare (12%), MapLink (12%), 99 Taxis (10%) e Bike Sampa (9%).

Alguns outros serviços também foram citados, mas tiveram menos expressividade, como o Alaga SP (4%), o Airbnb (1%) e até mesmo a famosa ferramenta de paqueras Tinder (2%). Uma pergunta também foi direcionada ao conteúdo informativo na web. O site Catraca Livre (42%) se destaca sozinho em meio aos grandes portais. Também foram citados serviços como o Guia da Semana (14%), Oba Oba (6%) e Timeout (1%).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.