Fotos tiradas há 100 anos são encontradas em máquina 'esquecida' em antiquário

Por Redação | 14 de Janeiro de 2013 às 19h15

Anton Orlov, fotógrafo norte-americano e criador de um projeto que conta a história da fotografia analógica, encontrou um tesouro raro em uma câmera antiga que adquiriu por US$ 100 (R$ 203) em um mercado de antiguidades próximo a Los Angeles, Califórnia. Orlov encontrou negativos intactos que datam da Primeira Guerra Mundial.

Orlov encontrou oito imagens que mostram a França destruída após bombardeios no começo do século XX. As fotos estavam armazenadas em uma câmera francesa modelo Jumelle Bellieni. "Fiquei muito espantado", afirmou o fotógrafo ao Digital Life. "Eu nunca vi imagens saírem de uma câmera, já prontas".

Entre as imagens da câmera, disponíveis para visualização no blog 'The Photo Palace', Anton Orlov afirma que a sua favorita é uma que mostra dois soldados segurando orgulhosamente o que aparenta ser uma bomba em meio a destroços. E ele ainda acredita que esse tipo de fotografia, feita com filme, é única, pois é capaz de sobreviver à ação do tempo e também aos avanços da tecnologia.

Fotos 1ª Guerra Mundial

Reprodução: The Photo Palace

"Estou muito feliz de apresentá-las ao mundo, depois de passarem mais de 100 anos escondidas em uma câmera. Eu estou muito feliz de que as pessoas possam apreciá-las", ressaltou Orlov. O fotógrafo também busca recursos através do site IndieGoGo para realizar seu projeto de uma jornada fotográfica, que levará a diversas cidades norte-americanas fotos analógicas e sua história em um ônibus adaptado.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.