Experimente comer um chocolate com hologramas

Por Redação | 23 de Maio de 2014 às 11h45

Quem é que vai escolher um chocolate comum quando se pode optar por um que possui um arco-íris em cima? Foi pensando nisso que a empresa Morphotonix, na Suíça, desenvolveu uma maneira de colocar hologramas em seus chocolates.

Microestruturas na parte de cima do chocolate criam uma difração com a luz, criando os efeitos visuais que podem ser observados. Segundo o NewScientist, a técnica funciona da mesma forma que os hologramas de segurança de cartões de crédito, sendo que o chocolate é um tanto mais difícil de se trabalhar.

A Morphotonix confeccionou a estrutura necessária para a criação dos efeitos a partir de uma espécie de forma feita de metal. Essa forma é utilizada para a criação de moldes plásticos que posteriormente dão forma ao chocolate. Entretanto, segundo Veronica Savu, CEO da Morphotonix, nem todos os tipos de chocolate podem ser utilizados. A composição de alguns chocolates faz com que o efeito funcione perfeitamente, enquanto a de outros simplesmente impossibilita a criação de hologramas.

Morphotonix

A empresa começou a desenvolver essa tecnologia em 2012, e agora trabalha em parceria com uma empresa alemã para trazer o produto para o público. O trabalho conjunto das duas empresas foi apresentado na última semana (13), durante uma feira em Düsseldorf, na Alemanha.

Savu diz ainda que a empresa está procurando formas de levar esse tipo de tecnologia a outros produtos também, de maneira que eles possam carregar uma marca que prove sua autenticidade, semelhante aos adesivos presentes em alguns bonés. "Ao invés de um adesivo holográfico, você pode ter o holograma impresso diretamente em um objeto de plástico sólido," diz Savu. É claro que esses objetos de plástico não seriam comestíveis.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.