Estudo: ter barba faz bem à saúde

Por Redação | 22 de Março de 2013 às 10h20
photo_camera Divulgação

Agora você tem um bom motivo para não fazer a barba. Pesquisadores da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, comprovaram que os pelos do rosto fazem bem à saúde e protegem contra tosse e alergia. E ainda funcionam como um protetor solar natural.

De acordo com o Daily Mail, o estudo consistiu em expor manequins ao sol - uma metade com o rosto liso, e a outra com uma barba feita de plantas - para medir a quantidade de radiação absorvida por eles. Ao final dos testes, foi constatado que os bonecos "barbudos" tiveram quase 35% menos exposição aos raios UV, e que, dependendo do tamanho e espessura da barba, os pelinhos faciais agem como um protetor solar com FPS de até 21.

Além disso, os pesquisadores afirmam que o bigode ajuda a diminuir os sintomas da asma. Isso porque os pelos acima do lábio superior funcionam como uma barreira natural que evita a entrada de bactérias trazidas pela poeira. E tem mais: se a barba cobrir parte do pescoço, são menores as chances de contrair inflamações na garganta, já que a região fica mais aquecida.

Por último, mas não menos importante, os cientistas dizem que ter barba deixa sua região facial mais jovem, pois os pelos ajudam a hidratar a pele por mais tempo e protegê-la contra o vento.

Mas vale lembrar que, por outro lado, não cuidar dos pelos do rosto diariamente pode desencadear uma série de infecções. Por isso, é essencial que os barbudos façam higiene de suas barbas regularmente para evitar contaminações.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.