Estudo mostra que assistir a filmes de terror queima calorias (Yeah!)

Por Redação | 31 de Outubro de 2012 às 11h50

Agora, fãs dos filmes de terror terão mais motivos para assistir a títulos como o clássico "O Iluminado". Além de te ajudar a ter a certeza de que seu coração ainda está batendo disparado aí dentro do peito, e que seu corpo ainda é capaz de secretar muita adrenalina, ele pode te ajudar a perder algumas calorias.

Isso mesmo: Jack Nicholson e outros astros de filmes de terror podem te ajudar a eliminar cerca de 113 calorias durante um filme com 90 minutos de duração. Isso é o equivalente a uma caminhada de meia hora ou a uma barra de chocolate.

Quem revelou essa maravilha foi o pessoal da Universidade de Westminster, no Reino Unido. Divulgado pelo também britânico Telegraph, o estudo diz que a responsável pela queima é a própria adrenalina. São aqueles momentos em que estamos totalmente tensos e que o nosso coração dispara que fazem a mágica acontecer.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Filmes de terror

Para comprovar esse efeito dos filmes sobre o nosso corpo, os cientistas mediram o gasto energético total de 10 pessoas diferentes enquanto assistiam a uma seleção de filmes assustadores. Depois eles gravaram a frequência cardíaca, o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono, e viram que a queima de calorias aumenta em cerca de um terço enquanto veem os filmes.

"Cada um dos 10 filmes testados definiram corridas de pulsos, o que provocou um aumento na frequência cardíaca das pessoas estudadas. Enquanto o pulso acelera e bombeia o sangue mais rápido ao redor do corpo, ele experimenta uma onda de adrenalina. É esta liberação rápida de adrenalina, produzida durante curtos períodos de estresse intenso (ou, neste caso, causado pelo medo), que é conhecida por diminuir o apetite, aumentar a taxa metabólica basal e, finalmente, queimar uma quantidade mais alta de calorias", disse Dr. Richard Mackenzie, professor e especialista em metabolismo celular e fisiologia na Universidade de Westminster.

Confira a lista dos dez filmes que mais queimam calorias, segundo o estudo:

  1. O Iluminado: 184 calorias
  2. Tubarão: 161 calorias
  3. O Exorcista: 158 calorias
  4. Alien: 152 calorias
  5. Jogos Mortais: 133 calorias
  6. A Hora do Pesadelo: 118 calorias
  7. Atividade Paranormal: 111 calorias
  8. A Bruxa de Blair: 105 calorias
  9. O Massacre da Serra Elétrica: 107 calorias
  10. [REC]: 101 calorias

Apesar de não concordar que todos os filmes descritos sejam tão horripilantes assim, o que importa é a sensação que o espectador tem ao assistir cada título. Agora, é bem provável que você responda SIM quando ouvir a famosa frase... "Do you want to play a game?"

Mas, e na sua opinião, qual filme de terror te faria gastar mais calorias?

Jogos Mortais
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.