Estudo: energia gasta em standby nos aparelhos abasteceria Reino Unido por 1 ano

Por Redação | 07 de Julho de 2014 às 12h05

Deixar aparelhos em stand by para iniciá-los mais rápido quando realmente formos usá-los é uma prática universal e muito comum. Nem consideramos que a luzinha acessa da TV queira indicar um gasto considerável de energia elétrica, no entanto, se toda a energia usada no mundo em stand by for somada, teríamos uma surpresa: seria possível abastecer o Reino Unido durante um ano inteiro com o equivalente energético.

A comparação foi feita pela Agência Internacional de Energia nesta semana e tem como objetivo conscientizar para este tipo de gasto de energia. Segundo os dados, são 616 terawatts-hora consumidos por cerca de 14 bilhões de dispositivos no mundo todo, como televisores, rádios, videogames, DVD/players de Blu-ray, notebook e PCs.

Imagine quantas vezes você já deixou o computador ligado apenas para não ter o trabalho de ligá-lo novamente depois de algumas horas sem uso? A prática parece bem enraizada na cultura mesmo. A questão é se o alerta realmente despertará um novo costume de desligar tudo da tomada quando acabar de usar, e depois reiniciar novamente apenas quando estiver usando o aparelho. Será que para os consumidores compensa mais a comodidade de ter tudo ligando mais rápido? Talvez.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.