Este caminhão faz transplantes de árvores inteiras

Por André Fogaça | 07 de Maio de 2012 às 13h00

Nós nascemos com o conceito de que o lugar em que plantamos qualquer árvore é onde ela vai viver até a sua morte. Algumas empresas dos Estados Unidos resolveram criar uma garra que é capaz de remover até uma árvore adulta de um lugar para o outro. Um verdadeiro transplante.

Há uma centena de tamanhos de garra, que é escolhida pelo tamanho da árvore. Podem ser removidas árvores com tronco de 30 cm de diâmetro, até outras mais largas com 300 cm de diâmetro e 1 metro e meio de raiz, com até 6,8 toneladas. Neste caso, de uma garra pequena, se transforma em uma boca enorme, capaz de mastigar vários humanos juntos.

As lâminas que perfuram o solo - como manteiga derretida - são operadas com sistemas hidráulicos, fortes o suficiente para segurar a árvore enquanto a mesma é içada. Toda a operação não leva muito mais do que alguns minutos, quando toneladas de terra e a árvore vão juntas para outro lugar.

Este tipo de garra, que alimenta todos os sonhos de criança em caminhões-monstro com uma boca e dentes enormes, poderia muito bem ser utilizada no Brasil. É mais interessante - e caro - remover uma árvore que cresceu demais, do que simplesmente sair retirando pedaços dela ou mesmo arrancar do lugar.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.