Entenda por que as imagens de produtos Apple usam o horário 9h41

Por Redação | 22.04.2014 às 08:46

Se você é fã da Apple ou simplesmente um bom observador, provavelmente já notou que todas as imagens publicitárias de produtos da empresa apresentam a mesma hora: 9h41. Mas afinal, por quê?

Como explica o Tuaw, existe uma teoria sobre o horário emblemático. Trata-se do encontro do desenvolvedor Jon Manning com o ex-chefe de iOS Scott Forstall, em 2010, numa Apple Store em Palo Alto. Manning conta que teria perguntado a razão do horário nas propagandas e fotos de vendas e teria obtido a seguinte resposta: "Nós planejamos keynotes para que a grande revelação do produto aconteça em torno de 40 minutos de apresentação. Quando a imagem do produto aparece na tela, nós queremos que a hora mostrada esteja próxima à dos relógios da audiência. Mas nós sabemos que ela não atingirá os 40 minutos exatamente".

Sendo assim, como haveria afirmado Forstall, a Apple adicionou um minuto extra ou dois para eventuais atrasos, o que explicaria o minuto adicional após os 40 minutos.

Se voltarmos a um live blogging do Engadget do lançamento do iPhone, em 2007, é possível ver que a fala de Steve Jobs anunciando o smartphone está exatamente entre 9h41 e 9h42:

Live Blogging iPhone 2007

Contudo, como o próprio Tuaw lembra, nem todos os keynotes da Apple duram exatamente 41 minutos. No caso do iPad, por exemplo, Steve Jobs introduziu o tablet nos 10 primeiros minutos no palco, enquanto o iPhone 5 e o iPhone 5S foram apresentados em 13 e 34 minutos, respectivamente.

É possível notar ainda que nas primeiras imagens promocionais do iPhone algumas fotos marcavam 9h42, respeitando a regra de 2 minutos adicionais:

9h42 iPhone

Para comprovar de vez a teoria, o Tuaw mostra ainda uma foto antiga de publicidade do OS X Tiger, em 2006. Nela, é possível perceber que o horário é, na verdade, 10h40, o que seria uma hora a mais que a teoria. Porém, vale lembrar que a imagem ainda respeita os 40 minutos de keynote e é anterior ao lançamento do iPhone, o que teria sido o marco inspirador para a escolha do horário pela Apple.

10h40 OS X Tiger