Entenda como o mecanismo de buscas do Google acha tudo o que você procura

Por Ultradownloads | 27 de Abril de 2012 às 13h00

Depois de explicarmos como funciona o algoritmo do Google, você já parou pra pensar como a gigante de buscas consegue achar tudo o que você quer em tão pouco tempo?

Embora você não perceba, o buscador mais famoso do mundo tem um trabalho enorme para retornar a você os resultados da sua pesquisa. Um de seus recursos mais conhecidos é "catalogar" diariamente os sites na Internet, para que os resultados encontrados pelo buscador estejam sempre atualizados.

Mas não é só essa a receita para o sucesso do Google. Todo o conteúdo é classificado de acordo com a popularidade e é usado um mecanismo que retorna sempre os resultados mais relevantes primeiro; assim você gasta menos tempo procurando por aquilo que realmente quer saber.

Google

Esse mecanismo funciona da seguinte forma: se você deseja encontrar informações a respeito do site Canaltech, por exemplo, o buscador dará prioridade às páginas em que a palavra "Canaltech" apareça no título ou em destaque, evitando assim resultados equivocados.

Outro recurso utilizado para que você não tenha que esperar muito tempo em frente à tela do computador, a sua pesquisa é enviada a centenas de milhares de computadores espalhados pelo mundo, que monitoram cada "pedaço" da Internet. Assim, o que você procura o Google acha - em um piscar de olhos.

No vídeo abaixo, Matt Cutts, engenheiro de software do Google, explica melhor como funciona o buscador (em inglês). Acompanhe:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.