"Efeito Google" na memória humana

Por Ultradownloads | 08 de Fevereiro de 2012 às 16h22
TUDO SOBRE

Google

"Não sabe? Joga no Google!". Quantas vezes você já ouviu ou até mesmo repetiu essa frase?

Pois é. Pesquisadores das universidades de Columbia, Harvard e Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que mostrou que o Google, assim como outras ferramentas de pesquisa, está afetando a forma com que lidamos com as informações adquiridas.

A certeza de que poderemos acessar posteriormente os conteúdos disponíveis nos faz gravar apenas a fonte onde devemos buscar, e não a informação propriamente dita. Digamos que a internet está funcionando como uma espécie de HD externo para o nosso cérebro.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Nicholas Carr, autor do livro The Shallows, que aborda os efeitos da internet sobre o cérebro humano, diz que "A internet estimula o usuário a folhear, passar os olhos, não a mergulhar com profundidade. Com a rede, nosso conhecimento está mais amplo, mas mais superficial" (isso me lembrou a expressão "um oceano de conhecimento com dois dedos de profundidade"...).

E você, qual a última vez que visitou uma biblioteca (virtual não vale) para fazer uma pesquisa?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.