Doutor Octopus pode virar realidade

Por Redação | 14 de Junho de 2014 às 22h35
photo_camera Reprodução

Dois grupos de cientistas do MIT estão desenvolvendo um projeto de membros robóticos que, quando usados em conjunto, deixam a pessoa parecida com Doutor Octopus, famoso vilão dos quadrinhos do Homem-Aranha que aparece no filme Homem-Aranha 2, lançado em 2004 pela Marvel Entertainment. Ao contrário das próteses desenvolvidas para substituir membros reais que foram perdidos, o robô foi projetado para auxiliar os membros já existentes, deixando a pessoa com quatro braços.

A equipe que desenvolveu o projeto apresentou o protótipo na Conferência Internacional de Robótica e Automação, em Hong Kong. No evento, eles mostraram como os braços mecânicos podem ser úteis quando os membros reais estão ocupados. A mensagem do que deve ser feito é transmitida ao robô a partir de bases de montagem ligadas aos ombros e aos pulsos da pessoa. Os membros eletrônicos se movem por conta própria baseando-se nos movimentos dos membros reais. Assim, se a pessoa levantar os braços, os braços robóticos levantarão também. A ideia é que no futuro eles possam abrir uma porta enquanto a pessoa estiver com as mãos ocupadas carregando compras, por exemplo. As informações são do Engadget.

Veja no vídeo como é o funcionamento:

Uma segunda equipe está trabalhando em membros que se agarram à cintura. Já que a maior parte do financiamento do projeto vem da Boeing, os membros mecânicos são desenvolvidos para funcionar tanto como braços quanto pernas, capazes de auxiliar trabalhadores na construção de aeronaves. Apesar da novidade empolgar, infelizmente ela não é controlada pela mente do usuário como acontece no filme do Homem-Aranha. Ao que aparenta, ainda temos um longo caminho para alcançarmos os feitos do Doutor Octopus.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.