Dispositivo transforma cores em música para ajudar deficientes visuais

Por Ultradownloads | 07 de Julho de 2012 às 12h15

Pesquisadores da Hebrew University of Jerusalem criaram um sistema capaz de converter imagens em música através de um dispositivo de substituição sensorial (SSD), o EyeMusic. A ideia é ajudar portadores de deficiência visual a "enxergar" através dos sons.

A equipe de pesquisadores e desenvolvedores programou o EyeMusic com uma série de algoritmos que utilizam diferentes instrumentos musicais para cinco cores (verde, vermelho, amarelo, verde e preto) e enquanto uma câmera filma o objeto em questão, o sistema o converte em música para o usuário.

Os pesquisadores afirmam que as notas musicais foram cuidadosamente escolhidas para proporcionar uma experiência agradável para o ouvinte.

"Nós demonstramos neste estudo que o EyeMusic, que emprega agradáveis escalas musicais para transmitir informação visual, pode ser utilizado após um período curto de treinamento (em alguns casos, inferior a meia hora) para guiar os movimentos. O nível de precisão alcançado em nosso estudo indica que realizar tarefas diárias com um SSD é viável.", diz Shelly Levy-Tzedek, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto.

Durante os testes realizados com o EyeMusic, os participantes foram capazes de usar as informações sonoras para criar uma representação do espaço ao seu redor relativamente precisa.

Fonte: AlphaGalileo Foundation

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.