Dispositivo transforma cores em música para ajudar deficientes visuais

Por Ultradownloads | 07 de Julho de 2012 às 12h15

Pesquisadores da Hebrew University of Jerusalem criaram um sistema capaz de converter imagens em música através de um dispositivo de substituição sensorial (SSD), o EyeMusic. A ideia é ajudar portadores de deficiência visual a "enxergar" através dos sons.

A equipe de pesquisadores e desenvolvedores programou o EyeMusic com uma série de algoritmos que utilizam diferentes instrumentos musicais para cinco cores (verde, vermelho, amarelo, verde e preto) e enquanto uma câmera filma o objeto em questão, o sistema o converte em música para o usuário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os pesquisadores afirmam que as notas musicais foram cuidadosamente escolhidas para proporcionar uma experiência agradável para o ouvinte.

"Nós demonstramos neste estudo que o EyeMusic, que emprega agradáveis escalas musicais para transmitir informação visual, pode ser utilizado após um período curto de treinamento (em alguns casos, inferior a meia hora) para guiar os movimentos. O nível de precisão alcançado em nosso estudo indica que realizar tarefas diárias com um SSD é viável.", diz Shelly Levy-Tzedek, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto.

Durante os testes realizados com o EyeMusic, os participantes foram capazes de usar as informações sonoras para criar uma representação do espaço ao seu redor relativamente precisa.

Fonte: AlphaGalileo Foundation

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.