Que tal transformar uma planta de sua casa no controle remoto da TV? Entenda!

Por Redação | 15 de Agosto de 2012 às 10h05

Designers da Disney Research em Pittsburgh transformaram uma plantinha ornamental comum em um instrumento musical e controle remoto. O projeto, chamado Botanicus Interacticus, pretende transformar qualquer planta doméstica em um sistema sensível ao toque para computadores.

O projeto é construído com base em um sistema capacitivo, o mesmo princípio utilizado em telas touch de smartphones e tablets, porém, em vez de receber sinais elétricos em uma só frequência, ele monitora sinais capacitivos através de uma ampla gama de frequências. Esse é o chamado Swept Frequency Capacitive Sensing.

A nova invenção funciona graças a um eletrodo colocado no solo ou vaso, ao redor da planta. Este sensor envia sinais à planta e torna suas partes sensíveis ao toque.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Confira mais sobre o conceito no vídeo abaixo:

Com a nova descoberta da Disney Research, qualquer planta em sua casa poderá funcionar como controle para mudar os canais ou aumentar o volume da TV. Será que, um dia, isso sairá dos laboratórios para ocupar as salas de nossas casas?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.