Dicionário Collins acrescenta 'Facebook' e 'Tweet' como verbos em suas páginas

Por Redação | 14.09.2012 às 12:50
photo_camera Ponto XP

A internet e seus termos já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e algumas delas até trocam a palavra 'pesquisar' por 'dar um Google'. E o dicionário Collins acaba de acrescentar novos termos a suas páginas incluindo Facebook, Bing e Tweet como verbos.

De acordo com o Venture Beat, o Collins foi o primeiro dicionário a aceitar sugestões de palavras que deveriam ser incluídas em suas páginas. Para uma palavra ganhar seu próprio espaço no dicionário, ela deve ser utilizada por muitas pessoas. Além disso, elas passam por uma rigorosa avaliação dos lexicógrafos do Collins.

Ao todo, a publicação recebeu mais de 4.400 sugestões de novos verbetes e algumas dessas palavras ganharam um espaço entre o seleto grupo de termos catalogados. Entre os termos estão as palavras Facebook e Bing como verbos, além de hashtag e 'thanx', modo informal de falar 'thank you' (obrigado, em inglês).

Confira abaixo a relação com alguns dos novos termos da internet e tecnologia acrescentados ao dicionário:

- BBM: abreviação para o serviço de mensagens instantâneas da Research in Motion (RIM), o BlackBerry Messenger.

- FaceTime: marca de um aplicativo de comunicação que permite que as pessoas conversem com seus amigos através de video chamadas.

- Crowdfunding: financiamento de um projeto feito por admiradores que contribuem com pequenas quantias em dinheiro.

- Livestream: transmissão 'ao vivo' de um evento ou show através da internet.

- Photobomb: posicionar-se ao fundo de uma fotografia sem o consentimento prévio das pessoas presentes na foto.