De onde veio toda a inspiração da Apple

Por Gustavo Linares | 03 de Setembro de 2012 às 22h30

Todos sabem que a Apple é famosa pelo design de seus produtos. Alguns itens da empresa da Maça, como o primeiro iPod ou os computadores iMac, possuem um design de produto tão inovador e característico que se tornaram icônicos ao longo do tempo... mas você sabe de onde veio toda essa inspiração em seus produtos?

Em tempos em que a Apple processa a Samsung (e ganha!) por quebra de patente baseado em seus designs similares, é no mínimo curioso como a empresa da California opta por esquecer do próprio passado, já que Johnathan Ivy, chefe de design de produtos da Apple, é fã assumido dos produtos criados pelo designer Dieter Rams para a empresa de eletrodomésticos Braun, uma inspiração mais do que certa para seus desenhos.

Abaixo você confere alguns produtos da Braun, todos desenhados por Rams e lançados no mercado durante a década de 60 e 70, que serviram de inspiração para produtos da Apple:

Braun vs Apple

Vale ressaltar apenas que tanto Steve Jobs quando Johnathan Ivy já reconheceram que a empresa se inspirou na escola de design que se tornou os produtos da Braun desenhados por Rams. Para se entender a importância deles, atualmente existem peças de eletrodomésticos exibidos como arte no Museu de Arte Moderna de Nova York, dada a dedicação que Rams colocava na funcionalidade e simplicidade de seus produtos.

Na biografia oficial de Steve Jobs ele reconhece até mesmo o pedido que fez a seus designers, já que desejava que o aplicativo da calculadora do primeiro iPhone fosse de fato uma cópia da calculadora lançada pela Braun, que ele considerava perfeita.

Mas se você acha difícil entender porque a empresa - que tanto processou a Samsung - não tem receio de assumir a inspiração de seus produtos ao mesmo tempo que custeia um processo de quebra de patente, a resposta é simples: enquanto a Apple emulava a estética dos produtos da Braun, o processo contra a Samsung foi feito com base na aplicação das cópias que a Apple sofreu, já que enquanto a empresa da Maça se inspirava numa caixa de som para montar sua CPU (por ex), a Samsung copiava um tablet para fazer... um tablet.

E você, já conhecia os produtos da Braun? E essa inspiração nos produtos de Ivy?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.