Criador do GIF afirma que pronúncia correta da palavra é 'JIF'

Por Redação | 24 de Maio de 2013 às 14h11
photo_camera The Atlantic

Os GIFs animados são uma das grandes atrações da internet e, mesmo depois de 25 anos de sua criação, continua fazendo milhares de pessoas rirem todos os dias e fazendo imagens circularem o mundo inteiro em questões de minutos. Mas, uma pergunta sempre existiu acerca do formato: qual é a pronúncia verdadeira para GIF?

Steve Wilhite, criador do formato, decidiu acabar de uma vez por todas com este dilema e afirmou que a pronúncia correta de GIF é, na verdade, 'jif'. "O dicionário de inglês Oxford aceita as duas pronúncias", explicou. "Eles estão errados. É um 'g' leve, pronunciado 'jif'. Fim da história".

Mas claro que este não era o fim da história, e árduos defensores da pronúncia com a letra 'g' mais forte começaram a se manifestar nas redes sociais e o próprio criador decidiu aceitar as duas formas de falar o termo.

Linguistas consultados pela reportagem do The Atlantic afirmam que as duas formas são aceitáveis e trazem vantagens tanto para os criadores, que terão o termo da sua extensão pronunciado de forma correta, como para os internautas, que há muito tempo estão familiarizados com a pronúncia com 'g' forte, reconhecendo facilmente que quando falamos GIF estamos nos referindo às imagens animadas.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!