Conheça 5 gadgets mantidos em segredo pela CIA

Por Redação | 25 de Outubro de 2012 às 19h00

A Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) é responsável por investigar diversos casos criminais e, obviamente, possui inúmeros segredos encobertos pelo tempo e pelas paredes de seus escritórios. Você já imaginou que a agência possa ter mantido alguns gadgets em segredo por vários anos?

O site Techeblog divulgou nesta quarta-feira (24) uma lista com cinco dos aparelhos eletrônicos que a CIA procura manter escondidos da população mundial. Confira abaixo a lista e entenda por que esses aparelhos são tão sigilosos.

1. Submarino da CIA

Gagdets secretos CIA

Mesmo não parecendo muito confortável, esse submarino da CIA para duas pessoas foi usado durante os anos 50. O mais surpreendente é que este submarino não possuía armas e precisava de um 'navio-mãe' para ser transportado ou recuperado das profundezas. Esses detalhes não o impediram de se aventurar em locais estreitos, onde barcos e submarinos normais não chegavam.

2. 'Caixa' de um dólar de prata

Gagdets secretos CIA

A pequena moeda de um dólar de prata com a imagem do antigo presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, possui um espaço em sua parte interna, ideal para transportar mensagens, filmes ou objetos muito pequenos.

3. Removedor de carta

Gagdets secretos CIA

Este dispositivo foi amplamente usado pela CIA durante a Segunda Guerra Mundial e permitia que os agentes extraíssem as cartas e seus conteúdos sem violar o envolope ou selo. O dispositivo era inserido por um agente entre a fenda não selada da carta e, em seguida, ele enrolava a carta e a tirava de seu envolope, assim como mostra a segunda imagem.

4. Câmera de microponto

Gagdets secretos CIA

A CIA usava a câmera de micropontos para transferir documentos secretos durante a Guerra Fria. Este pequeno gadget era capaz de fotografar um documento e diminuir páginas inteiras de informações em um pequeno pedaço de filme do tamanho de um período de uma sentença. O filme, por sua vez, foi incorporado em muitos documentos como um ponto final de uma frase ou foi ocultado em anéis, moedas ocas, entre outros objetos.

Para realizar a leitura das informações contidas no pequeno filme, a agência desenvolveu outro equipamento especial de leitura.

5. Libélula-robô para inspeção

Gagdets secretos CIA

A libélula-robô foi desenvolvida pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da CIA nos anos 1970. O gadget é classificado como um micro-veículo aéreo não tripulado, desenvolvido para coletar informações secretas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.