Conheça o mapa que permite sentir o cheiro dos lugares

Por Redação | 18 de Setembro de 2012 às 17h04

A designer Kate McLean está desenvolvendo um projeto ligado diretamente a uma de suas paixões, a cartografia. Mas ela não quer apenas criar mapas: ela pretende aplicar toda a sua sensibilidade artística - Kate também é fotógrafa - na criação de "Mapas Sensoriais".

Para Kate, as cidades são locais emocionais e as pessoas naturalmente criam suas próprias viagens personalizadas. Pensando nisso ela está reunindo a opinião de diversas pessoas para ligar cheiros, sons, gostos e sensações relacionadas a cada cidade.

Em vez de dizer onde determinadas ruas ou monumentos estão localizados, os mapas sensoriais querem fazer com que você sinta com se estivesse realmente naquele lugar.

Mapas sensoriais

Para construir alguns dos mapas, a "cartógrafa sensorial" convidou algumas pessoas para ir ao seu estúdio e cheirar alguns perfumes. Em seguida os participantes tinham que anotar o local ou a sensação que eles associavam com aquele determinado cheiro.

Em Paris, por exemplo, Kate observou que "o café faz as pessoas contarem uma história. Perfume incentiva as pessoas a citar outras pessoas... todos os cheiros têm uma emoção ligada".

E se você tivesse que associar cheiros, gostos e sensações à sua cidade, quais seriam?

Mapas sensoriais
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.