Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia da Mentira | Relembre as melhores pegadinhas tecnológicas do 1° de Abril

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2022 às 14h10

Link copiado!

Google/Reprodução
Google/Reprodução

Hoje é o dia em que ideias malucas e impraticáveis são anunciadas para bagunçar a internet pelo 1° de abril. Se no dia a dia tudo exige uma dose de desconfiômetro, em 1° de abril essa percepção precisa estar ainda mais apurada para entender o que é verdade (ou não) pelas redes sociais, principalmente no mundo da tecnologia.

A origem do Dia da Mentira ainda não é algo claro ao longo da história. Uma das mais conhecidas hipóteses sobre o estabelecimento da data conta de uma brincadeira surgida na França do século XVI, como parte da festa de Ano Novo — na época, celebrado ao longo de quatro dias, desde 25 de março até a famosa data, 1° de abril.

Atualmente, a ocasião é aproveitada pelas empresas para fazer anúncios mirabolantes, como novos produtos, serviços, mudanças de nome ou até o cancelamento de alguma coisa que todo mundo ama, brincando com as expectativas de todo mundo. Até que o relógio bata a meia-noite do dia 2 de abril, tudo pode ser apenas uma invenção.

Continua após a publicidade

Para destacar uns feitos interessantes para o dia da mentira, o Canaltech saiu em busca das brincadeiras de 1° de abril mais interessantes no mundo da tecnologia.

Choque de ordem do Duolingo

A plataforma de aprendizagem Duolingo anunciou um novo produto para complementar as aulas: uma tornozeleira eletrônica Duozeleira. O conceito é simples: aquele aluno que não se comportar durante as lições vai tomar um "choque de realidade" para ficar atento ao conteúdo.

Continua após a publicidade

Para complementar, a empresa também aceitou a natureza amedrontadora da coruja do Duolingo e a tratou como os memes a descrevem: uma figura assustadora em constante vigilância. Antes de achar que está tranquilo, é melhor se perguntar: você já fez suas lições do Duolingo de hoje?

NADA Watch

Um smartwatch que você nem vai sentir no pulso: este é o NADA Watch (1), da marca de acessórios da Realme, DIZO. Nenhum outro relógio é tão translúcido quanto este modelo, que literalmente nem parece estar no seu pulso.

Continua após a publicidade

O profundo anúncio mostra o primeiríssimo smartwatch 100% transparente do mundo. O modelo oferece capacidades como resistência à água e um corpo praticamente sem massa. "É o relógio inteligente com o maior display do mundo", segundo a marca.

Só é bom ter cuidado para não perder o NADA Watch pelo caminho.

Voltswagen

Continua após a publicidade

A conhecida fabricante de veículos se antecipou para a brincadeira em 2021 e já deu a sua cartada. A gigante resolveu "inovar" e mudou o nome, de sua filial nos Estados Unidos: de Volkswagen para Voltswagen, num trocadilho com a medida de potência elétrica volts.

No anúncio, a empresa contou que o novo nome seria adotado para representar o seu compromisso com a construção de veículos elétricos para todos, numa “eletrificação democrática” para o futuro — princípio carregado por ela em alguns dos seus lançamentos (estes, de verdade), como o SUV ID.4.

No começo, a mídia especializada encarou a novidade de forma cética. A notícia parecia uma presepada por fragmentar a Volkswagen com dois diferentes nomes, mexer com a assinatura de uma marca consagrada e ainda brincar com palavras de uma forma não muito criativa. Além disso, a marca utilizou seus meios oficiais para dar corpo à brincadeira, com direito a confirmação oficial da alteração, e não deu sinais de que se tratava de uma mentira. Enfim, forçou um pouco a barra.

Continua após a publicidade

Quando a poeira baixou, o braço estadunidense da fabricante esclareceu que mentiu “de forma oficial” no comunicado de imprensa sobre a alteração do nome. De acordo com a Reuters, a iniciativa foi pensada como estratégia de marketing para uma brincadeira de 1° de abril — mesmo que tenha chegado e acabado cedo demais.

Mini Yachsman: o "anfíbio" da Mini Cooper

Ainda no meio automotivo, em 2012 a Mini Cooper também resolveu entrar na brincadeira. Alguns devem se lembrar do modelo anfíbio curioso que a marca emplacou em divulgações para a imprensa — e que até ganhou uma versão real em exibições.

A ideia bizarra resultou num carro com o corpo de um Mini Cooper, mas combinado com a proa de um barco. De bonito, pode-se dizer que não tinha muita coisa, mas despertava uma grande curiosidade, seguida da pergunta: como será que isso funciona?

Continua após a publicidade

A resposta, no caso, era simples: não funciona. O comunicado liberado para a imprensa — este no dia 1° de abril — foi desmentido pela companhia momentos depois. Ainda assim, o empenho para o desenvolvimento da mentira surpreendeu, graças ao robusto artigo que explicava com detalhes o desenvolvimento do modelo.

Pesquisa por cheiros no Google

Uma das empresas mais empenhadas nas suas ideias de 1° de Abril é o Google, são várias as ideias criadas por ela para a data. Em 2013, a Gigante das Pesquisas decidiu implementar um grande recurso na sua ferramenta de pesquisa, o Google Nose.

Continua após a publicidade

Basicamente, a novidade permitiria que o usuário fizesse pesquisas por cheiros — e a companhia justificou a tecnologia com a prática de farejamento de cachorros. Parece muito doido, certo? Mas foi levado com muita seriedade no vídeo promocional, que só não engana mais pelo excesso de bizarrices.

De acordo com as demonstrações, o usuário poderia colocar seu dispositivo próximo do objeto que gostaria de pesquisar o cheiro e automaticamente a pesquisa viria à tela, como um simples comando de voz. Ademais, a pessoa também poderia sentir cheiros direto do buscador com a função “Smell”, que utilizava um sistema falso de fótons com som para simular um aroma.

Fim do YouTube

Continua após a publicidade

O YouTube também teve fim decretado em 2013. Na época, a plataforma estava há somente oito anos no ar e, apesar dos números volumosos, encerraria suas atividades naquela noite. Contudo, antes de o último sair e trancar as portas, a empresa resolveu promover um concurso de “melhor vídeo” entre 150 mil candidatos pré-selecionados.

Além da competição não ter qualquer propósito, o concurso duraria cerca de dez anos, terminando somente em 2023, e o grande vencedor receberia um MP3 Player e US$ 500 (na época, equivalente a R$ 1 mil). Na mesma data, a plataforma voltaria ao ar num memorável relançamento.

Neste caso, o vídeo não é tão levado a sério. Há vários indícios de que o encerramento e o concurso se trata de uma brincadeira no próprio vídeo, então, a ideia não era convencer a audiência de que a plataforma morreria naquele dia.

Continua após a publicidade

Razer HyperSense Suit para metaverso

A imersão por realidade virtual é pouco, e a Razer quer ir além: a empresa apresentou a Razer HyperSense Suit, uma verdadeira armadura repleta de sensores para dar imersão total ao jogador — incluindo as dores de acidentes e pancadarias em jogos de luta. É a roupa perfeita para você sentir tudo que o jogo oferece — tudo, mesmo!

Antes de vestir o traje, é importante garantir que você é um verdadeiro profissional nos games, pois basta um tropeço para que a Razer dê um gameover — de verdade, desta vez.

Continua após a publicidade

Netflix para maiores

Em 2017, a grande plataforma de streaming aparentemente tinha "atendido aos pedidos” de sua base de usuários e prometeu lançar conteúdo erótico no seu catálogo. Desde o início, o anúncio não era nada mais que uma brincadeira, mas a companhia não desperdiçou a oportunidade de subverter o que entendemos como “Conteúdo Adulto”.

Nos vídeos, a Netflix satiriza com o roteiro fraco de filmes pornográficos, em que um eletricista visita uma mulher que havia solicitado seus serviços atuando de forma não tão convincente durante o momento do encontro. Entretanto, assim que entrou na casa, o eletricista não fez nada além de substituir a resistência do chuveiro — e esse foi o tipo de conteúdo adulto anunciado pela Netflix.

O vídeo mostra um tutorial bem genérico sobre como trocar uma resistência queimada sem que ela estrague ou você sofra um acidente, tudo ao som de uma música calma de fundo, troca de olhares e uma narração lenta e sugestiva.

Até hoje, a série conta com apenas dois vídeos e, no segundo, o desafio é ainda mais delicado: a declaração anual de imposto de renda. E serve para mostrar que, às vezes, o maior prazer da vida adulta é ter alguém para resolver seus problemas.

App do Google que limpa a tela

Há muita utilidade no Files, o gerenciador de arquivos inteligente do Google, mas sabia que uma mentira do Dia da Mentira anunciou um recurso de limpeza automática de telas? Assim como os demais projetos, ela foi apresentada com muita seriedade como ferramenta integrada ao gerenciador — e, por outro lado, até seria legal se fosse verdade.

O Files adicionaria a função que limpa a tela pelo lado de fora através de motores de vibração em frequências específicas para se livrar das impurezas. Na prática, isso até funciona para tentar desafogar caixas de som de celulares resistentes à água, mas em uma tela inteira está longe de ser viável.

O Google nem se empenha muito para demonstrar a limpeza, o caldo do molho exibido simplesmente desaparece ao passo que o fantasminha passa pela sujeira. Finalizada a “limpeza”, o celular ainda ficaria com uma leve fragrância de abacaxi.

Xiaomi ConfiBOOST Tablet

Neste 1° de abril, a Xiaomi foi além do mundo da tecnologia e apresentou o ConfiBOOST Tablet, um "suplemento" alimentar capaz de fazer você conquistar tudo que quer, "basta acreditar". A pílula pode facilitar a aprovação em concursos, sem nem precisar estudar, pode desbloquear o coração (e o contato) da crush nas redes sociais e mensageiros e tornar você um influenciador num piscar de olhos.

E qual o segredo do ConfiBOOST? O complemento é composto pelos (super realistas) elementos da tabela periódica: Phosphorfuss (P); Luthanium (P); Actium (A); Carpe Diem (Ce); e Borium (Bo) — "PLACeBo".

Menções honrosas

As pegadinhas nem tão elaboradas assim.

Among Us: modo cavalo

Alguém quebrou o Fall Guys

Cadeira gamer DT3sports para te lembrar da rotina no transporte público

Capturando a essência de andar de ônibus.

Salsicha em Mortal Kombat

Atendendo à pedidos da comunidade.

Google Gboard físico 

Por que não?

Vivo V15 Pro com 15 câmeras

E você achando que quatro era exagero.

Detector de piadas ruins do Google

E aí, curtiu essa seleção do Canaltech? Esperamos que algumas tenham arrancado uma cara de surpresa quando leu. Sinta-se a vontade de passar a sua experiência no campo dos comentários logo abaixo.