Como os astronautas usam o banheiro no espaço

Por Redação | 30 de Agosto de 2013 às 10h15

Durante uma palestra no Centro de Ciências de Ontário, Toronto, o astronauta canadense Chris Hadfield explicou as dificuldades que enfrentava quando precisava fazer suas necessidades fisiológicas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês).

O banheiro da ISS utiliza um fluxo de ar, em vez de água, para sugar a urina e as fezes para dentro do vaso sanitário – um serviço que deveria ficar por conta da gravidade – e, em seguida, os resíduos são armazenados e descartados. O astronauta explica que os dejetos são jogados no espaço, dentro de uma espécie de cápsula que queima ao entrar na atmosfera terrestre. Ou seja, da próxima vez que você ver uma linda estrela cadente cruzando o céu, saiba que existe a chance de ser apenas o "número 2" dos astronautas da ISS.

De volta à Terra há quase dois meses, Hadfield ficou famoso pelos vídeos criativos que gravou enquanto estava a bordo da Estação Espacial – e também por trocar tweets com o capitão Kirk, da nave estelar Enterprise. Sempre de uma maneira divertida, o astronauta mostrava ao mundo um pouco sobre a vida no espaço, e como atividades corriqueiras podem se tornar excepcionais com gravidade zero.

Em sua última façanha artística no espaço, Hadfield lançou o primeiro videoclipe feito no espaço. A música escolhida foi a clássica 'Space Oddity', de David Bowie, que ganhou uma nova versão na voz de Chris.

Sugestivo, não?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.