A música pode, sim, aumentar a produtividade no trabalho!

Por Redação | 18 de Agosto de 2012 às 13h17

Os fones de ouvido às vezes são ótimos aliados em um escritório. Seja para escapar de um ambiente que é muito barulhento - ou muito quieto - ou para fazer um trabalho repetitivo se tornar um pouco mais agradável. Muitas pessoas também costumam utilizar a música para ajudar com a criatividade ou para não perder o foco com distrações do ambiente ao seu redor.

Biologicamente falando, a melodia ajuda na liberação da dopamina - um dos responsáveis pela sensação de prazer e de motivação - em nosso cérebro. Ou seja, a música pode ter um efeito muito semelhante a comer um chocolate, sentir um aroma agradável ou ver uma bela imagem.

Música no trabalho

Em entrevista ao The New York Times o Dr. Amit Sood , médico da Mayo Clínic, disse que "a mente das pessoas tende a vagar", e nós sabemos que mente vazia muitas vezes é sinônimo de infelicidade. "A maior parte do tempo estamos focando as imperfeições da vida. A música pode nos trazer de volta ao momento presente", completa o Dr. Sood.

Já a Dra. Teresa Lesiuk é professora assistente no programa de terapia musical na Universidade de Miami e trabalha em uma pesquisa que visa mostrar como a música afeta o desempenho no trabalho. Em um estudo envolvendo especialistas de TI, ela descobriu que aqueles que ouviam música concluíam suas tarefas mais rapidamente, além de terem ideias melhores do que aqueles que não tinham esse hábito. E é claro que a música ainda melhora o humor do trabalhador.

"Quando você está estressado pode tomar uma decisão precipitada, você tem um foco muito estreito", disse ela. "Quando você está em um estado de espírito positivo, você é capaz de pensar em mais opções". Durante seu estudo, a Dra. Lesiuk também descobriu que pessoas mais velhas tendem a ouvir menos música no trabalho.

E para você, qual a trilha sonora perfeita para embalar suas horas de trabalho?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!