Coisa de país pequeno: app evita que islandeses 'fiquem' com familiares

Por Redação | 12 de Dezembro de 2013 às 08h10

Uma pesquisa real do governo islandês acabou virando aplicativo e piada na noite do país. O ÍslendingaApp SES é um app que permite aos usuários verificar seu próprio grau de parentesco em relação a outras pessoas, de forma a evitar que as pessoas tenham relacionamentos amorosos com parentes.

A ideia surgiu a partir do Íslendingabók, que em tradução livre pode ser entendido como “O Livro dos Islandeses”. O estudo criou uma grande árvore genealógica das famílias que residem no país, de apenas 321 mil habitantes, e descobriu que até mesmo pessoas que não se conhecem e residem em regiões distantes da nação podem ter algum grau de parentesco.

O aplicativo permite a busca por nomes e sobrenomes e faz a pesquisa junto ao banco de dados do governo islandês. Para facilitar a vida dos usuários, há também a opção Bump, que detecta os dados dos usuários a partir da aproximação dos telefones e realiza a busca automaticamente.

Tanto o app quanto a pesquisa estão disponíveis apenas no idioma local. Por enquanto, não existe previsão de aplicativos semelhantes por aqui já que, felizmente, as relações consanguíneas não são um problema no Brasil. O ÍslendingaApp SES está disponível apenas para o sistema operacional Android.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.