China produz primeiro carro em uma impressora 3D do mundo

Por Redação | 30 de Março de 2015 às 09h51

Se você acha que impressoras 3D servem apenas para imprimir miniaturas de bonecos e outras besteiras engraçadinhas, espere para ver o que alguns chineses fizeram com esse tipo de tecnologia. Afinal, quem um dia imaginou que seria possível andar em um carro que foi fabricado usando uma dessas máquinas?

Pode parecer estranho, mas isso realmente aconteceu. Um grupo de chineses simplesmente imprimiu a carcaça de um automóvel, adicionou um motor, sistema de freio e de câmbio e mais alguns componentes e conseguiu fazer com que o veículo funcionasse tão bem quanto qualquer outro que você encontra em concessionárias. Ou quase.

Por conta de sua estrutura diferenciada e um pouco mais frágil — ele foi "impresso" em apenas cinco dias a partir de um material de baixo custo —, o carro semi-artesanal é menos potente que sua contraparte industrial, podendo atingir a velocidade máxima de 40 quilômetros por hora. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para andar tranquilamente pelas ruas de muitos centros urbanos mundo afora.

E não importa ele parecer ser um grande Gurgel, já que a ideia de seus criadores é exatamente fazer dele uma alternativa sustentável aos veículos que temos hoje. Segundo o designer chefe do projeto, Chen Mingqiao, o chassi é entre um sétimo e um oitavo mais leve que o dos demais automóveis e isso vai ajudar a economizar a energia do planeta no futuro.

Além disso, o carro utiliza baterias recarregáveis para alimentar o motor, substituindo de vez o uso de combustíveis fósseis e se revelando uma alternativa bastante interessante.

Via: The Guardian

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.