China constrói primeira vila clonada do mundo

Por Ultra Downloads | 09.06.2012 às 13:50

Famosos por criar versões "parecidas" de aparelhos eletrônicos em geral, os chineses, agora, resolveram clonar uma cidade inteira. Um vilarejo na província de Guangdong, na China, é um verdadeiro "Ctrl+C Ctrl+V" de outra localidade que fica a mais de 8 mil km de distância. Uma empresa chamada China Minmetals Corporation gastou US$ 940 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) para clonar a vila de Hallstatt, na Áustria - cidadezinha turística com características bem típicas da Europa, que é protegida pela UNESCO.

O vilarejo "Made in China" vem atraindo turistas para o local que, até então, era acessível apenas por barcos ou trilhas perigosas. "Quando pisei aqui, achei que estava na Europa. Os guardas vestem roupas legais e as casas são construídas no estilo europeu", disse o chinês Zhu Bin para a Reuters. A Prefeitura da cidade original também parece ter gostado da homenagem. Em 2005, menos de 50 chineses visitaram o vilarejo austríaco. Agora, milhares voam para a localidade todos os anos.

Mas, ainda de acordo com a agência de notícias, tem gente incomodada com a réplica. A moradora Karin Höll, por exemplo, disse que "Hallstatt é única, tanto em sua cultura quanto tradições. Não é possível copiar essas coisas. Eu li uma matéria e vi fotos, e a reprodução não é perfeita. Na minha opinião, isso é inaceitável".

As três primeiras fotos da galeria abaixo são da cidade original, e a última mostra a réplica asiática. Você acha que os chineses fizeram um bom trabalho? Deixe sua opinião nos comentários!