Publicidade

China anuncia arma anti-drone a laser

Por| 03 de Novembro de 2014 às 17h45

Link copiado!

China anuncia arma anti-drone a laser
China anuncia arma anti-drone a laser

Com o crescente uso dos drones, tanto no âmbito civil quanto militar, as grandes potências mundiais estão desenvolvendo métodos para se defender desses veículos voadores que, de um jeito ou de outro, podem ser uma ameaça à segurança nacional.

No início do ano, os EUA anunciaram uma arma a laser capaz de destruir drones em pleno ar em poucos segundos. Agora, foi a vez da China revelar um protótipo semelhante. O país anunciou nesta segunda-feira (3) uma arma desenvolvida pela Academia Chinesa de Engenharia e Física (CAEP, em inglês) que possui alcance de quase 2 km e é capaz de destruir alvos em cinco segundos após a identificação de possíveis inimigos.

Segundo a Xinhua, a agência de notícias oficial do país asiático, a tecnologia terá um papel importante na segurança urbana durante grandes eventos internacionais que ocorrem na China, além de ajudar a combater atividades de mapeamento ilegais. Além disso, drones pequenos e baratos são as alternativas mais prováveis de serem utilizadas por terroristas.

Atualmente, quem faz esse trabalho de derrubar drones ilegais são atiradores de elite e helicópteros, mas a taxa de sucesso é bem baixa por conta do tamanho dos aparelhos e sua mobilidade. Com o novo sistema, a taxa de sucesso é de praticamente 100%, segundo um gerente de uma empresa de tecnologia chinesa.

Continua após a publicidade

O sistema não é muito potente, e um alcance de 2 km não chega nem perto dos 10 mil metros que os drones americanos mais avançados voam. No entanto, a Academia chinesa já está desenvolvendo um sistema mais avançado, possivelmente capaz de derrubar inclusive mísseis.