No Canadá, plástico reciclado é utilizado para pavimentar ruas e avenidas

Por Redação | 17 de Dezembro de 2012 às 10h40

A cidade canadense de Vancouver é considerada um dos melhores lugares para se morar no mundo e as autoridades locais planejam torná-la uma cidade 'verde' até o ano de 2020. Como parte dos esforços sustentáveis, a prefeitura local e empresas privadas estão utilizando plástico reciclado para pavimentar ruas e avenidas, e fazer consertos nas vias.

Uma equipe de funcionários municipais, em parceria com a GreenMantra, de Toronto, está trabalhando no desenvolvimento de um novo processo que utiliza plásticos reciclados para tranformá-los em uma cera, que é adicionada à tradicional mistura de asfalto quente.

"A mistura de asfalto quente não é algo novo, mas o que o torna único é a utilização de uma cera feita com plástico reciclado", afirmou ao Gizmag Karyn Magnusson, da Engineering Services. "Estamos testando a mistura quente com uma série de aditivos diferentes destinados a diminuir a viscosidade do componente desde 2008, para tornar sua aplicação mais simples a temperaturas mais baixas. Até agora, temos três trechos pavimentados com a nova mistura nas estradas de Vancouver".

Asfalto plástico reciclado

Reprodução: Gizmag

Muita energia é gasta no aquecimento da mistura e em seu transporte. Para ter uma ideia, a mistura original tem que ser fabricada e armazenada a 160°C. Já a nova mistura pode ser feita a 121°C, o que gera economia de 20% de todo o gás consumido em sua produção e na pavimentação das ruas.

Asfalto plástico reciclado

Reprodução: Gizmag

O plástico reciclado representa apenas 1% de toda a mistura. Além disso, o asfalto, que ainda está em fase de testes, deverá ser mais duradouro e fácil de ser reutilizado, também gerando economia de materiais.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.