Coreia: campanha da Samsung em 'ponte da morte' reduz taxa de suicídio em 85%

Por Redação | 01.08.2013 às 11:30
photo_camera Creativity

A Samsung desenvolveu uma campanha em prol da vida na ponte Mapo, em Seoul, Coreia do Sul, que é considerado um dos locais com a maior taxa de suicídio do país - 108 pessoas se jogaram de lá nos últimos cinco anos. Após a ação, vencedora de um prêmio na edição 2013 do Festival de Cannes, a taxa de suicídio do local foi reduzida em 85%.

Segundo reportagem do site Creativity, o governo sul-coreano tinha planos de construir um muro alto nas laterais da ponte ou até mesmo desativá-la para evitar que mais pessoas colocassem um fim a suas vidas por lá. No entanto, a Samsung optou por uma solução criativa e transformou o local em a "Ponte da Vida", introduzindo letreiros luminosos que se acendiam assim que alguém passasse.

Os letreiros apresentavam mensagens positivas como "os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir"; "vá ver as pessoas de quem você sente saudade" e "como você gostaria de ser lembrado?". Todas as frases foram criadas com o auxílio de psicólogos e instituições de combate ao suicídio.

A campanha e a instalação, desenvolvidas pela agência Cheil Worldwide, contaram com a participação de 124 trabalhadores e levou um ano e meio para serem concluídas. Ao todo, foram 2,2 quilômetros de extensão e 2.200 luzes de LED e sensores de movimento usados no projeto.