Búzios se transformará na primeira cidade inteligente da América Latina

Por Ultradownloads | 10 de Junho de 2012 às 14h50

Famoso por suas praias, o município de Armação dos Búzios, no litoral fluminense, também será conhecido pela tecnologia a partir de agora. É que a localidade será a primeira "cidade inteligente" da América Latina, e a quarta do mundo.

A distribuidora de energia Ampla, que atende a cidade, vai instalar um novo sistema de medição inteligente na casa dos clientes para que as pessoas possam gerenciar o gasto de cada aparelho de forma individual e, com isso, traçar estratégias para reduzir os custos nas contas de luz. De acordo com as estimativas, é possível reduzir esse gasto em até 20%.

De acordo com um post no blog oficial da empresa, o projeto deverá ser implantado nos próximos 3 anos e custará R$ 37,6 milhões. Além das casas, a cidade também terá sinalização de trânsito com energia solar, lâmpadas de LED nas ruas da cidade e asfalto feito com borracha de pneu reciclado. A rede elétrica será flexível, automatizada e integrada.

Para a Ampla, esta não é uma moda passageira. "Ter maior responsabilidade social e investir em desenvolvimento sustentável é um caminho sem volta", afirma Marcelo Llévenes, presidente da Ampla,

Veja, abaixo, um vídeo de apresentação do projeto "Cidade Inteligente - Búzios".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.