Bicicleta sem pedais é a nova invenção dos alemães

Por Redação | 10.09.2012 às 11:06

Uma bicicleta curiosa foi inventada pelos designers alemães Tom Hambrock e Juri Spetter. Em uma mistura de ideias e uma grande inspiração vinda dos primórdios dos modelos de bicicletas e carros, a dupla de designers inventou a Fliz, uma bicicleta totalmente diferente das convencionais.

Em vez de usar pedais, correntes, coroas e catracas em sua constituição, a bicicleta Fliz é movida apenas com a propulsão do ciclista, como em um carro dos Flintstones. Ela não possui um banco, apenas um sistema de cintos de segurança que "pendura" o usuário enquanto ele está andando na bike, em uma estrutura de fibra de carbono bastante diferente dos tradicionais quadros.

O guidão é praticamente igual ao das bikes que conhecemos, apesar de não possuir marchas. O modelo utiliza também freios a disco.

Segundo Hambrock e Spetter, a bike se integra ao corpo do ciclista, uma vez que o "quadro" passa sobre suas costas e "apoia" em seus ombros, deixando uma abertura para que o condutor passe sua cabeça, como se fosse um colete.

Tanta excentricidade é explicada pelos criadores como uma forma de aliviar tensões sobre o corpo do ciclista e distribuir melhor seu peso. Justamente por isso, a bicicleta Fliz pode ser usada em terapias e por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Confira no vídeo abaixo: