Bem antes de ser mainstream: 'Smartwatch' HP dos anos 70 está à venda no eBay

Por Redação | 13 de Agosto de 2014 às 06h30
photo_camera Reprodução

Há pelo menos dois anos, os chamados dispositivos "usáveis" estão no vocabulário de quase todas as grandes empresas de tecnologia do setor consumidor.

Mas se você prefere não ser mainstream e ficar de fora das tendências modernas do mercado, talvez goste da ideia do "smartwatch" HP-01, o primeiro relógio com calculadora integrada do mundo, apresentado pela HP em 1977.

O modelo 1A-007 nunca foi lançado oficialmente ao mercado consumidor, mas um de seus protótipos foi colocado à venda no eBay nesta segunda-feira (11) pela bagatela de US$ 14,5 mil (aproximadamente R$ 33 mil).

O relógio é revestido completamente em aço inoxidável e está em um estado de conservação impressionante. O display é de LED e tem a capacidade de fazer tudo aquilo que um "smartwatch" poderia na década de 70: mostrar as horas, data e realizar cálculos. Mas não é só isso: o relógio também possui alarme sonoro e cronômetro integrado.

Brincadeiras à parte, o gadget é um pedaço histórico da tecnologia, em um momento que diversas empresas já se preocupavam com a miniaturização de dispositivos.

O leilão do gadget segue até a próxima terça-feira (20). Por ora, apenas duas ofertas foram realizadas.

Smartwatch HP

O modelo 1A-007 nunca foi lançado oficialmente ao mercado consumidor (foto: reprodução)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.