Avião stealth iraniano é invisível a radares

Por Redação | 13 de Maio de 2013 às 10h25
photo_camera Press TV

Um avião stealth, capaz de ser invisível aos radares, foi apresentado na última semana pelo Ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi. De acordo com a Press TV, televisão iraniana oficial, o avião não tripulado, chamado de Hemaseh (Epopeia), terá uso militar e será empregado em tarefas de reconhecimento de área e em ataques.

“Este drone foi construído por especialistas da indústria de defesa e é capaz de, simultaneamente, monitorar, fazer reconhecimentos e de realizar ataques com mísseis”, afirmou Vahidi. A aeronave alcança grandes altitudes e fica invisível para o inimigo por várias horas.

Equipamentos militares

Nos últimos anos o Irã tem mostrado avanços no que diz respeito a equipamentos militares. Em 2010, o país apresentou o Karrar, seu primeiro drone capaz de participar em missões de ataque contra tropas terrestres e de voar longas distâncias em alta velocidade. Um segundo modelo, chamado Shahed 129, foi mostrado em setembro de 2012 e é capaz de voar 24 horas seguidas.

Além disso, o exército iraniano teria capturado aviões stealth de outros países, como dos Estados Unidos e de Israel, que teriam invadido seu espaço aéreo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.