Aves carregam câmeras para documentar ambiente durante voos

Por Redação | 08 de Outubro de 2012 às 14h03
photo_camera Pop Photo

O diretor de documentários sobre a natureza, John Downer, acaba de lançar um novo projeto. Intitulado 'Winged Planet', a nova série mostra imagens impressionantes do voo das aves e do seu cotidiano.

De acordo com o Popsci, o especial irá mostrar imagens de aves de um novo e inédito ângulo e, para conseguir as captações, Downer utilizou técnicas inovadoras como, por exemplo, acoplar uma câmera a uma réplica de madeira de um abutre e lançá-lo no ar, ou até mesmo posicionar as câmeras no corpo de pássaros vivos.

"Quanto mais adaptado você tornar o seu equipamento ao pássaro em questão, mais ele vai aceitá-lo", afirmou Downer ao Pop Photo.

John Downer Winged Planet

O diretor ainda afirmou que a câmera usada no abutre artificial era uma DSLR convencional, porém, ela sofreu algumas alterações para se tornar mais leve, mantendo suas funções. Além disso, a equipe tinha que monitorar o voo com um vídeo de retorno da câmera e qualquer pane também poderia ser controlada à distância por seu operador.

Já para acoplar a câmera aos pássaros de verdade, John Downer e sua equipe tiveram que projetar um equipamento com definição HD e extremamente leve. Downer afirmou que eles desenvolveram a placa de circuito do dispositivo, um chip, lentes e sua bateria e, além disso, o gadget também teria que ser capaz de gravar em câmera lenta.

A equipe ainda foi responsável pela criação de um suporte para câmera que fosse confortável e leve para os pássaros, evitando assim que ela pudesse prejudicar o voo das aves e até machucá-las. E o uso de lentes extremamente largas também foi necessário para captar as imagens, para que os espectadores pudessem não apenas ver a perspectiva da ave, mas também o próprio animal em quadro.

John Downer Winged Planet

O projeto levou mais de quatro anos para ser concluído e seu idealizador afirma que se aventurou a captar as imagens do voo das aves para fazer com que a audiência se sinta nos ares.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.