Arquitetos criam casa 'impressa' que pode ser construída em apenas 4 semanas

Por Redação | 18.08.2012 às 16:30

Construir uma casa exige muito tempo, paciência e dinheiro para gastar com os materiais de construção e acabamento. Agora, que tal ter uma casa sustentável pronta em apenas quatro semanas? Arquitetos da 1:1 Arkitektur, da Holanda, desenvolveram uma casa 'impressa' em materiais ecologicamente corretos.

Fachada casa impressa

As casas são projetadas utilizando um software de desenho e uma máquina de impressão

De acordo com o Techeblog, para desenvolver a construção, os arquitetos utilizaram apenas um computador com software de desenho e uma máquina CNC, responsável por imprimir todas as partes da residência. A máquina, por sua vez, corta as placas de madeira sustentável como se fossem peças de um quebra-cabeça e, na hora da montagem, é só encaixá-las umas às outras.

Casa impressa

O único material utilizado na construção das casas é a madeira

"E porque o processo de fabricação da casa é completamente 'digital', ele pode ser adaptado e desenhado de forma diferente dependendo do lugar onde estará localizada. Na verdade, o principal benefício não é a construção de uma casa de impressão. O principal benefício é que os processos digitais e técnicas podem ser exportados para o mundo todo, e poderia ser particularmente útil para os lugares que enfrentam uma reconstrução do zero depois de catástrofes naturais", afirmam os seus criadores.

Segundo o 9Billion, o projeto de casas impressas também é considerado sustentável, já que não faz uso de nenhum outro tipo de material a não ser a madeira legalizada.

Casa impressa interior

Cada parte da casa é feita como se fosse a peça de um quebra-cabeça

As primeiras casas foram construídas em uma floresta localizada ao norte de Copenhagem e os arquitetos acreditam que, em um futuro próximo, as casas impressas poderão ser uma solução na construção de casas.