Android: você sabia que o sistema vai muito além dos smartphones?

Por Redação | 29 de Outubro de 2013 às 11h30

Desde o primeiro dispositivo Android, o HTC G1, lançado nos EUA em 2008, já se passaram cinco anos, e a plataforma móvel do Google praticamente dominou o mercado de smartphones do mundo todo. Mas não é só nos smartphones e tablets que o Android está presente. Na verdade, ele está em lugares que você talvez nem imagine.

De máquinas de café a geladeiras, o Android parece estar em todos os lugares. Com toda essa gama de dispositivos, os celulares parecem só o começo – e um começo entediante se comparado a um robô ninja, pronto para te acertar no rosto.

Confira essa lista com os dispositivos Android mais curiosos do mercado.

Geladeiras Android

Pra que apenas pegar o leite se você pode acessar o Twitter e ver sua lista de compras no Evernote enquanto faz isso? Pena que para ter essa geladeira da Samsung em casa, você terá que desembolsar ao menos 2.700 dólares.

Impressoras

impressoras

Em 2010, a HP tentou algo ousado e lançou a HP PhotoSmart eStation, uma impressora que vinha com um tablet de 7 polegadas rodando o Android 2.1. Esse tablet podia ser usado como separadamente ou dedicado à impressora, acoplado a um dock.

Mas por enquanto, ainda não vimos nenhuma impressora rodando Android sozinha.

Máquina-de-lavar Android

A Samsung gosta de conectar coisas. Além da geladeira, porque não tem uma máquina-de-lavar que conversa com seu smartphone e avisa quando tudo está pronto? Gerenciar suas roupas a distância está na moda, ou pelo menos a Samsung quer que esteja – por um precinho pouco camarada de 1.600 dólares.

Câmera Android

Ok, câmeras Android não são tão absurdas assim. Se você parar para pensar, quase todo smartphone Android é também uma câmera. E quem não gosta de ter a possibilidade de subir as fotos para o Instagram ou usar outros apps de fotos e imagens diretamente na câmera?

Tudo bem que as câmeras com Android não estão fazendo muito sucesso, ainda mais com os smartphones com câmeras cada vez mais potentes, mas elas estão aí para quem quiser!

Cafeteira Android

Imagine uma cafeteira que tenha um dock para carregar seu smartphone e ainda possa tocar suas músicas com falantes embutidos, ou quem sabe fazer recomendações baseadas nos seus gostos e hábitos. Imaginou? Pois é, mas isso vai ficar apenas na imaginação mesmo. A "Appresso" até chegou a ser inventada e desenhada, mas nunca saiu do papel. Dá para entender o porquê, certo?

robô
Robô ninja Android

Se você acha que o Android só está presente em coisas boas e fofinhas, se enganou. Esse robô ninja é capaz de te acertar na cara e correr atrás de você se você tentar fugir. O V-sido x RIC Ninja Master, felizmente, ainda não tem consciência própria e não deve se tornar o primeiro robô da Skynet, mas pode te divertir um pouco.

Com um controle, uma pessoa controla suas pernas, enquanto outra pessoa em frente a um sensor de movimento controla seus braços. Junte tudo isso a um tablet Android no lugar da cabeça da geringonça e você tem um robô Ninja pronto para dar socos.

Quem gostou do filme "Gigantes de Aço" (Real Steel), vai gostar dessa ideia.

Smart TV

Enquanto a maior parte das fabricantes aposta em seus próprios sistemas de Smart TV, outras estão embarcando o Android nos televisores. A Lenovo mostrou na CES 2012 uma Smart TV rodando Android 4.0, abrindo a possibilidade da TV ser usada com milhões de apps. Contudo, essa TV nunca chegou a sair da China, e o Android não fez muito sucesso nas TVs mais modernas.

Porta-retratos digital 3D

Porta-retratos digitais não são exatamente um enorme sucesso, mas há quem goste. Para estes, a Nikon criou o NF-300i, um porta-retratos digital 3D que dispensa o uso de óculos – e roda Android. No Japão, ele é "gratuito", desde que você tenha um cadastro no My Picturetown 3D membership, que armazena suas fotos na nuvem e as converte em 3D. A "pegadinha" é que a assinatura do plano custa 200 dólares por ano.

Controle-remoto universal

O Andi-One é um controle-remoto universal que quer ser o mais útil possível. Rodando o Android 2.2, além de controlar mais de 50 dispositivos via Infra-Vermelho ou Wi-Fi, ele ainda roda 100 mil apps, sendo capaz de controlar seu teclado e mouse, navegar na web e acessar seu e-mail. Ele até pode ser usado como um dispositivo VoIP.

Mesmo fazendo tudo isso, pelo preço de 350 dólares o Andi-One parece não ter agradado muito ao mercado e já está fora de linha.

E o que vem por aí?

O Android é uma plataforma baseada em Linux e pode ser usada em uma infinidade de dispositivos diferentes, como você pode ver acima. Isso não quer dizer que todas as ideias sejam boas (cafeteira, sério?). Mas ainda há um futuro promissor para o Android, não apenas nos smartphones. Ele pode ser usado, por exemplo, em terminais de venda, ou a moda dos eletrodomésticos conectados pode finalmente pegar.

O que você acha?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!